1. TOYOTA
Começando pela marca que foi a campeã do WEC desde 2018, quando se tornou a única montadora no grid na ocasião, a Toyota vem para mais um ano correndo com o seu hipercarro GR010, que venceu 2 edições das 24h de Le Mans em 2021 e em 2022, mas desta vez a sua missão de defender o título será bem mais complicada do que em 2022 com a chegada de mais montadoras no grid dos Hypercars.
Para a temporada deste ano, a marca japonesa decidiu manter os seus trios de pilotos que correram em 2022, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López no carro 7, e com Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi no carro 8.
O carro GR010 da Toyota usa motor V6 biturbo 3.5L híbrido, podendo gerar até 939 cv de potência, com a combinação do motor a combustão com o motor elétrico, com o regulamento dos carros LMH.
2. PORSCHE
Depois de ficar 5 anos ausente nos protótipos, a Porsche está de volta à principal classe do WEC em 2023, com o seu hipercarro 963, na promessa de ser o grande candidato a acabar com a hegemonia da Toyota em Le Mans e no mundial de Endurance.
A marca de Stuttgart terá 2 carros na equipe de fábrica, na parceria com a Penske, com os seguintes trios: Dane Cameron, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki no carro 5, e Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer no carro 6. Além da Penske, está previsto para neste ano para a Porsche fornecer o 963 para 2 equipes clientes, a Proton Competition e a JOTA, mas somente após a etapa das 6h de Spa-Francorchamps.
O Porsche 963 usará o regulamento LMDh, com o chassis fabricado pela Multimatic e com o sistema híbrido fornecido pela Bosch, XTrac e Williams Engineering, com o motor V8 Biturbo 4.6L híbrido, podendo a chegar a 671 cv de potência.
3. FERRARI
A marca mais famosa do automobilismo mundial está de volta aos protótipos depois de 50 anos de ausência. A Ferrari, através da equipe AF Corse, estará ingressando neste ano na principal classe do WEC com o hipercarro 499P, que usará o regulamento LMH.
O time italiano irá com 2 carros neste ano e contará com os seguintes trios: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no carro 50, e James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi no carro 51.
A Ferrari 499P terá motores V6 biturbo 3.0L híbrido, podendo chegar a 671 cv de potência.
4. PEUGEOT
Peugeot 9X8 |
Após um início complicado na segunda metade da temporada de 2022 do WEC, a Peugeot espera ter resolvido os problemas de confiabilidade do 9X8 e quer se tornar uma das protagonistas na classe Hypercars em 2023.
A marca francesa virá com 2 carros neste ano, com os seguintes trios: Mikkel Jensen, Paul di Resta e Jean-Éric Vergne no 93 e Gustavo Menezes, Loïc Duval e Nico Müller no 94.
E o Peugeot 9X8 vai com o regulamento LMH, com motor V6 2.6L Biturbo híbrido, podendo a chegar a 671cv de potência.
Outra estreante no grid dos Hypercars é a Cadillac, que irá representar o grupo General Motors na principal classe do Mundial de Endurance.
A marca americana vem com o hipercarro V-Series.R, com o regulamento LMDh, usando motor V8 5.5L aspirado, com sistema híbrido e câmbio fornecidos pela Bosch, XTrac e Williams Engineering.
Os pilotos Richard Westbrook, Alex Lynn e Earl Bamber serão quem vão dar a conta do recado no carro #2.
6. GLICKENHAUS
Depois de ficar fora de 2 últimas etapas da temporada anterior do WEC por limitações financeiras, a Glickenhaus estará de volta ao grid dos Hypercars neste ano com a promessa de solidificar mais na classe principal e quem sabe poder fazer a sua primeira temporada completa, já que em 2021 e em 2022, não foi possível o time de Jim Glickenhaus disputar todas as etapas desses respectivos anos.
A equipe americana continuará usando o hipercarro SCG 007 LMH, que usa motor V8 3.5L Turbo não híbrido e até o momento só tem o francês Romain Dumas como piloto confirmado para este ano no carro 708.
7. VANWALL
Vanwall Vandervell 680 |
Depois de uma longa novela por conta de questões judiciais em relação ao uso do nome da Vanwall, o time austríaco finalmente vai poder fazer a sua estreia neste ano no WEC.
A Vanwall usará o modelo Vandervell 680, com o regulamento LMH, que usará o motor V8 4.5L aspirado não híbrido da Gibson, que é a mesma marca que fornece os motores para os protótipos Oreca 07, usados na classe LMP2.
O time austríaco usará apenas um carro e contará com o seguinte trio: Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997, Esteban Guerrieri e Tom Dillmann
Isotta Fraschini ainda pode pintar no grid deste ano no WEC
Isotta Fraschini pode estrear no WEC nas 6h de Monza deste ano |
Nesta semana, a Isotta Fraschini lançou o seu hipercarro Tipo 6 Competizione, com o objetivo de competir na classe Hypercars do WEC.
Apesar de não estar inscrito para competir a temporada completa, a marca italiana ainda pode pintar no grid do Mundial de Endurance deste ano através de inscrição por corrida e existe a possibilidade de estrear em julho nas 6h de Monza, o que seria um bom cenário, pois será no país natal da Isotta Fraschini.
Mas até lá, será necessário bastante sessões de testes para vermos como o Tipo 6 Competizione vai se comportar nas pistas.
Postar um comentário