CONHEÇA AGORA TODAS AS 7 MARCAS QUE CORRERÃO NOS HYPERCARS DO WEC EM 2023



temporada de 2023 do FIA WEC promete muita emoção e disputa nas pistas, especialmente na classe Hypercars, no qual terá a entrada de 4 novas marcas, tendo um total de 7. E aqui vamos conhecer quais montadoras irão representar a top class do campeonato mundial de Endurance.

1. TOYOTA

Toyota GR010

Começando pela marca que foi a campeã do WEC desde 2018, quando se tornou a única montadora no grid na ocasião, a Toyota vem para mais um ano correndo com o seu hipercarro GR010, que venceu 2 edições das 24h de Le Mans em 2021 e em 2022, mas desta vez a sua missão de defender o título será bem mais complicada do que em 2022 com a chegada de mais montadoras no grid dos Hypercars

Para a temporada deste ano, a marca japonesa decidiu manter os seus trios de pilotos que correram em 2022, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López no carro 7, e com Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi no carro 8.

O carro GR010 da Toyota usa motor V6 biturbo 3.5L híbrido, podendo gerar até 939 cv de potência, com a combinação do motor a combustão com o motor elétrico, com o regulamento dos carros LMH.

2. PORSCHE

Porsche 963

Depois de ficar 5 anos ausente nos protótipos, a Porsche está de volta à principal classe do WEC em 2023, com o seu hipercarro 963, na promessa de ser o grande candidato a acabar com a hegemonia da Toyota em Le Mans e no mundial de Endurance.

A marca de Stuttgart terá 2 carros na equipe de fábrica, na parceria com a Penske, com os seguintes trios: Dane Cameron, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki no carro 5, e Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer no carro 6. Além da Penske, está previsto para neste ano para a Porsche fornecer o 963 para 2 equipes clientes, a Proton Competition e a JOTA, mas somente após a etapa das 6h de Spa-Francorchamps.

O Porsche 963 usará o regulamento LMDh, com o chassis fabricado pela Multimatic e com o sistema híbrido fornecido pela Bosch, XTrac e Williams Engineering, com o motor V8 Biturbo 4.6L híbrido, podendo a chegar a 671 cv de potência.

3. FERRARI

Ferrari 499P

A marca mais famosa do automobilismo mundial está de volta aos protótipos depois de 50 anos de ausência. A Ferrari, através da equipe AF Corse, estará ingressando neste ano na principal classe do WEC com o hipercarro 499P, que usará o regulamento LMH.

O time italiano irá com 2 carros neste ano e contará com os seguintes trios: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no carro 50, e James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi no carro 51

A Ferrari 499P terá motores V6 biturbo 3.0L híbrido, podendo chegar a 671 cv de potência.

4. PEUGEOT

Peugeot 9X8

Após um início complicado na segunda metade da temporada de 2022 do WEC, a Peugeot espera ter resolvido os problemas de confiabilidade do 9X8 e quer se tornar uma das protagonistas na classe Hypercars em 2023.

A marca francesa virá com 2 carros neste ano, com os seguintes trios: Mikkel Jensen, Paul di Resta e Jean-Éric Vergne no 93 e Gustavo Menezes, Loïc Duval e Nico Müller no 94.

E o Peugeot 9X8 vai com o regulamento LMH, com motor V6 2.6L Biturbo híbrido, podendo a chegar a 671cv de potência.

5. CADILLAC

Cadillac V-Series.R

Outra estreante no grid dos Hypercars é a Cadillac, que irá representar o grupo General Motors na principal classe do Mundial de Endurance.

A marca americana vem com o hipercarro V-Series.R, com o regulamento LMDh, usando motor V8 5.5L aspirado, com sistema híbrido e câmbio fornecidos pela Bosch, XTrac e Williams Engineering.

Os pilotos Richard Westbrook, Alex Lynn e Earl Bamber serão quem vão dar a conta do recado no carro #2.

6. GLICKENHAUS

Glickenhaus SCG 007 LMH

Depois de ficar fora de 2 últimas etapas da temporada anterior do WEC por limitações financeiras, a Glickenhaus estará de volta ao grid dos Hypercars neste ano com a promessa de solidificar mais na classe principal e quem sabe poder fazer a sua primeira temporada completa, já que em 2021 e em 2022, não foi possível o time de Jim Glickenhaus disputar todas as etapas desses respectivos anos.

A equipe americana continuará usando o hipercarro SCG 007 LMH, que usa motor V8 3.5L Turbo não híbrido e até o momento só tem o francês Romain Dumas como piloto confirmado para este ano no carro 708.

7. VANWALL

Vanwall Vandervell 680

Depois de uma longa novela por conta de questões judiciais em relação ao uso do nome da Vanwall, o time austríaco finalmente vai poder fazer a sua estreia neste ano no WEC.

A Vanwall usará o modelo Vandervell 680, com o regulamento LMH, que usará o motor V8 4.5L aspirado não híbrido da Gibson, que é a mesma marca que fornece os motores para os protótipos Oreca 07, usados na classe LMP2.

O time austríaco usará apenas um carro e contará com o seguinte trio: Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997, Esteban Guerrieri e Tom Dillmann

Isotta Fraschini ainda pode pintar no grid deste ano no WEC

Isotta Fraschini pode estrear no WEC nas 6h de Monza deste ano

Nesta semana, a Isotta Fraschini lançou o seu hipercarro Tipo 6 Competizione, com o objetivo de competir na classe Hypercars do WEC.

Apesar de não estar inscrito para competir a temporada completa, a marca italiana ainda pode pintar no grid do Mundial de Endurance deste ano através de inscrição por corrida e existe a possibilidade de estrear em julho nas 6h de Monza, o que seria um bom cenário, pois será no país natal da Isotta Fraschini.

Mas até lá, será necessário bastante sessões de testes para vermos como o Tipo 6 Competizione vai se comportar nas pistas.

E aí pessoal, para quem vai a sua torcida na classe Hypercars neste ano no WEC? E esperamos que 2023 seja o início de uma terceira era de ouro do Endurance.

Post a Comment

Previous Post Next Post