[GUIA ENDURANCE PARA INICIANTES] QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O IMSA E O WEC

 


IMSA Weathertech Sportscar Championship e o FIA World Endurance Championship (WEC) são as 2 principais categorias de corridas Endurance no automobilismo mundial na atualidade. Mas apesar de suas semelhanças em relação a tipos de carros que competem nelas, existem muitas diferenças entre o IMSA e o WEC, o que acaba gerando muitas dúvidas entre o público que está conhecendo as corridas de longa duração. E neste artigo, eu conto quais são as diferenças entre ambas categorias.

1ª diferença: focos diferentes

Enquanto que o WEC, como o próprio nome já diz, é uma categoria mundial de Endurance e que corre ao redor do mundo, o IMSA Weathertech Sportscar Championship é mais focado na América do Norte, correndo especialmente em pistas dos EUA e do Canadá.

Foco do WEC é ser o campeonato mundial de Endurance

O foco do IMSA é somente EUA e Canadá

2ª diferença: apesar da convergência do regulamento de Hypercars e LMDh, existe algumas restrições para participar na classe GTP no IMSA

2023 é o ano que entrou em vigor o regulamento de convergência entre o IMSA e o WEC, o que trouxe os novos protótipos LMDh. 

Com isso, no WEC podem disputar todos os protótipos da classe principal do IMSA e vice-versa, porém, com algumas ressalvas na categoria americana.

Diferentemente da categoria mundial, para participar na GTP do IMSA, que é a principal classe do Endurance americano, a marca deve produzir no mínimo 2500 carros por ano dentro dos EUA, o que impede por exemplo participações de Peugeot, Glickenhaus e Vanwall.

Mesmo com a convergência entre o IMSA e o WEC, a Glickenhaus não está elegível para correr no Endurance americano

3ª diferença: apesar do mesmo modelo de carro usado, a classe LMP2 tem algumas diferenças entre o IMSA e o WEC

Já na LMP2, tanto o IMSA quanto o WEC usam o mesmo carro, que é o Oreca 07. No entanto, apesar do mesmo equipamento, existem algumas diferenças em relação às regras nas ambas categorias.

A primeira diferença está em relação às escolhas de pilotos. No IMSA, nas 24h de Daytona, todas as equipes precisam escalar 4 pilotos por carros, sendo no mínimo um piloto bronze, e no máximo 1 piloto platina + 1 piloto ouro ou 2 pilotos ouro; nas provas das 12h de Sebring, 6h de Watkins Glen e Petit Le Mans, todas as equipes devem ter 3 pilotos por carros, sendo no mínimo 1 bronze, além de 1 piloto platina + 1 ouro ou 2 pilotos ouro. E para etapas Sprint, todas as equipes devem ter 2 pilotos por carro, sendo 1 bronze + 1 platina ou ouro.

Enquanto no WEC, o regulamento da escolha de pilotos é diferente, sendo que as equipes podem escalar ou 2 ou 3 pilotos por carro, sendo no minímo 1 prata ou bronze.

E a grande diferença em relação ao LMP2 entre o IMSA e o WEC está em relação ao fornecimento de pneus, sendo que no campeonato americano, é a Michelin que dá a conta do recado, e no WEC, é a Goodyear.

A diferença da LMP2 entre o IMSA e o WEC está na escalação de pilotos e do fornecimento de pneus

4ª diferença: não existe regulamento LMP3 no WEC

A quarta diferença no caso é não existência do regulamento LMP3 no WEC e que tem somente no IMSA Weathertech Sportscar ChampionshipIMSA VP Racing Sportscar Challenge, Michelin Le Mans Cup, European Le Mans Series e Asian Le Mans Series.

Não existe regulamento LMP3 no WEC

5ª diferença: não existe mais regulamento GTE no IMSA

A quinta diferença entre o WEC e o IMSA é que na categoria americana, não existe mais o regulamento de carros GTE em carros GTs. 

Por conta de baixo grid no IMSA, a classe GTE, que se chamava GT Le Mans, foi abolida após o término da temporada de 2021 do Weathertech Sportscar Championship, muito por conta do alto custo e pouca variedade de carros, já que apenas Aston Martin, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford e Porsche tinham carros GTE. 

E desde 2022, a GTLM foi substituída pela classe GTD Pro, que utiliza carros GT3, que já eram usados no IMSA em anos anteriores através da classe GT Daytona, além de ter muito mais variedade de carros e terem custos menores em relação aos carros GTE.

A classe GTE, existente no WEC, foi abolida no IMSA no final de 2021

6ª diferença: ainda não existe mais regulamento GT3 no WEC

Enquanto que no IMSA Weathertech Sportscar Championship correm carros GT3, no WEC ainda correm os modelos GTE, mas que irão se despedir após término da temporada de 2023.

Somente a partir de 2024, entra em vigor o regulamento dos carros GT3 no Mundial de Endurance, o que fará que tenhamos mais marcas entrando, como nos casos de Mercedes, Lamborghini, Audi, Honda por exemplo, e que não possuem modelos GTE.

Os carros GT3 entrarão no WEC em 2024 no lugar dos modelos GTE

 

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