QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS PROTÓTIPOS LMH E LMDh?

 


Em 2023, entrou em vigor o regulamento de convergência entre a ACO e o IMSA, na qual os protótipos LMH e LMDh podem correr tanto nos campeonatos do FIA WEC quanto no IMSA Weathertech Sportscar Championship.

Mas quais são as diferenças entre ambos tipos de protótipos? Calma que nesta matéria, vou explicar direitinho quais são as suas respectivas características.

1. LMH (Le Mans Hypercar)

Ferrari 499P, o modelo LMH da marca de Maranello. Imagem: Ferrari

Os protótipos LMH foram introduzidos na temporada de 2021 do FIA WEC, substituindo os antigos LMP1, que tinham um custo bastante elevado e com poucas marcas participando. E esse tipo de modelo tem as suas seguintes características:

- Tem um custo de 80% mais barato em relação aos protótipos LMP1;

- As marcas têm a total liberdade de produzir os seus carros num conjunto como um todo, desde os chassis até as partes mecânicas;

- Os motores podem ser híbridos ou não-híbridos;

- Os carros são de tração 4x4 ou traseira;

Os protótipos LMH são representados pelas seguintes marcas:

1. Toyota (desde 2021)

2. Glickenhaus (desde 2021)

3. Peugeot (desde 2022)

4. Ferrari (a partir de 2023)

5. Vanwall (a partir de 2023)

6. Isotta Fraschini (a partir de 2023?)

7. DeTomaso (a partir de 2024)

8. Veloqv (a partir de 2025?)

2. LMDh (Le Mans Daytona h)

Cadillac V-LMDh Imagem: Cadillac Racing

Já os protótipos LMDh surgiram graças ao acordo de convergência de regulamentos entre a ACO/FIA e o IMSA no começo de 2020. Estes modelos foram introduzidos nas 24h de Daytona de 2023 do IMSA, substituindo os antigos protótipos DPi. Os LMDhs têm as suas seguintes características:

- Diferentemente do LMH, os chssis são fabricados entre as seguintes 4 construtoras: Dallara, Ligier, Multimatic ou Oreca, todos baseados em protótipos LMP2. E com isso as marcas participantes não têm a total liberdade de mexer em seus carros;

- Todos os carros devem usar motores híbridos;

- Carros com tração traseira;

- O sistema híbrido e o câmbio são padronizados, fornecidos pela Bosch, XTrac e Williams Engineering;

Os protótipos LMDh são representados pelas seguintes marcas:

1. Acura (desde 2023, mas somente no IMSA) - chassis Oreca

2. BMW (desde 2023 no IMSA e a partir de 2024 no WEC) - chassis Dallara

3. Cadillac (desde 2023 no IMSA e WEC) - chassis Dallara

4. Porsche (desde 2023 no IMSA e WEC) - chassis Multimatic

5. Alpine (a partir de 2024 no WEC e talvez no IMSA) - chassis Oreca

6. Lamborghini (a partir de 2024 no IMSA e no WEC) - chassis Ligier

7. Bentley (a partir de 2025?)

8. McLaren (a partir de 2025?)

E na imagem abaixo, vamos conferir os comparativos de diferenças entre o LMH e o LMDh:


E aí pessoal? Qual dos 2 tipos de protótipos te agradam mais e para quem será a sua torcida no ano de 2023 no WEC e no IMSA? Deixe a sua opinião nos comentários.

E que comece uma nova era de ouro do Endurance!


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