POR QUE A TOYOTA AINDA É A GRANDE FAVORITA NAS 1000 MILHAS DE SEBRING DE 2023, MESMO COM A CHEGADA DE FORTES CONCORRENTES NOS HYPERCARS?

 


Falta um pouco menos de um mês para começar a temporada 2023 do FIA WEC, com a etapa das 1000 milhas de Sebring, na Flórida, nos EUA. E nesta prova, o grande destaque será a estreia de novas marcas na Hypercar, que é a principal classe do campeonato mundial de Endurance, que são os casos de Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall, prometendo trazer mais disputas e também acabar com a hegemonia da Toyota, que acontece desde 2018.

Mas por que a marca nipônica ainda é a grande favorita para vencer as 1000 milhas de Sebring de 2023, mesmo com a chegada de fortes concorrentes? Então, neste artigo vou explicar os motivos com esses 7 pontos:

1. A Toyota é a marca mais experiente nos Hypercars

2023 será o terceiro ano de uso do Toyota GR010

A Toyota é a única marca que esteve presente em todas as corridas desde que o regulamento dos Hypercars foi introduzido no WEC em 2021 e o seu tempo de experiência fala muito alto. 

A montadora japonesa continuará usando o seu hipercarro GR010, que já tem 2 anos de uso, já bem desenvolvido, e que dificilmente sofre com problemas de confiabilidade, tendo apenas 2 quebras significativas, que aconteceram com o carro #8 nas 6h de Monza em 2021 e nas 6h de Spa-Francorchamps em 2022.

Além disso, a Toyota conta com seus 2 trios bem qualificados e que já venceram as 24h de Le Mans, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López no carro 7, e Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley no carro 8.

2. Limitação financeira pode ser um grande entrave para a Glickenhaus derrotar a Toyota

Glickenhaus não disputa uma prova oficialmente desde as 6h de Monza de 2022

Glickenhaus é a segunda equipe atual do grid com mais experiência na classe Hypercar, na qual estreou na etapa das 6h de Portimão em 2021 e num total de 7 corridas disputadas.

Porém, a equipe de Jim Glickenhaus não disputa uma prova oficial desde a edição de 2022 das 6h de Monza, ficando de fora das etapas de 6h de Fuji e 8h do Bahrain, por motivos financeiros, até deixando em xeque a sua participação do campeonato de 2023.

E diferentemente de concorrentes como Toyota, Porsche, Ferrari, Peugeot e Cadillac, a Glickenhaus não tem um aporte financeiro, nem estrutura de grande tamanho como tem as principais montadoras da indústria automobilística, o que acaba limitando as possibilidades da equipe americana se tornar bem competitivo e estar sempre brigando por vitórias.

3. Confiabilidade do Porsche 963 é uma incógnita

Porsche 963 teve sérios problemas de confiabilidade nas 24h de Daytona

Ausente desde o final de 2017, quando disputou pela última vez na classe LMP1 com o 919 Hybrid EVO, a maior vencedora das 24h de Le Mans estará de volta na principal classe do WEC neste ano com o seu modelo LMDh, Porsche 963.

Durante o ano de 2022, a marca de Stuttgart realizou muitos testes longos, inclusive um de 36h em Sebring, indicando que a Porsche viria com tudo no IMSA e no WEC em 2023.

No entanto, durante as 24h de Daytona, ocorrido em janeiro deste ano, mas válido pelo campeonato americano de Endurance, surgiram os primeiros defeitos mecânicos no 963, sendo que o carro #7 sofreu com problemas no sistema híbrido, e o #6 sofreu uma quebra no câmbio, o que fez ligar sinais de alerta para a Porsche.

E por conta disso, apesar de um grande intervalo de um mês e meio entre as 24h de Daytona e Super Sebring, fica a grande incógnita se a marca alemã conseguiu de fato resolver os seus problemas de confiabilidade em seu novo carro.

4. Não sabemos se a Peugeot resolveu os problemas de confiabilidade no 9X8

O Peugeot 9X8 sofreu com quebras em todas as provas disputadas em 2022

Com um design bem exótico, com a ausência de asa traseira e que consegue ter uma boa sustentação aerodinâmica através do efeito solo, a Peugeot voltou para a principal classe do WEC com o hipercarro 9X8 na segunda metade da temporada do ano passado.

Mas em todas as provas disputou em 2022, em Monza, Fuji e no Bahrain, a marca francesa sofreu com problemas de confiabilidade em seus 2 carros, o que a fez ficar bem longe de tirar as vitórias da Toyota.

É correto afirmar que a Peugeot usou a segunda metade da temporada de 2022 do WEC como espécie de laboratório, acumulando quilometragens, além de descobrir quais são de fatos os principais problemas que o 9X8 aparentava ter e a montadora gaulesa teve tempo suficiente para corrigir os seus defeitos.

Agora resta saber em Sebring, se de fato a Peugeot estará ou não bem competitiva.

5. Ferrari 499P é uma grande incógnita em relação ao desempenho de corrida e de confiabilidade

Ferrari 499P fará a estreia nas 1000 milhas de Sebring

Depois de 50 anos ausente, a Ferrari finalmente está de volta na competição de protótipos. E para isso, a marca de Maranello aposta com o seu hipercarro 499P.

No entanto, o novo protótipo sequer tem ritmos de corrida, já que fará a sua estreia oficialmente nas 1000 milhas de Sebring, e por conta disso, não sabemos ainda qual o seu real desempenho e se será capaz ou não de competir fortemente contra a Toyota, por exemplo

Portanto, por enquanto não achem que a Ferrari vá ser uma ameaça para a Toyota no primeiro momento, pois o primeiro foco principal da marca de Maranello, através da equipe AF Corse, será conhecer o 499P em ritmos de corrida, além da sua confiabilidade.

6. Apesar do bom ritmo nas 24h de Daytona, Cadillac também é uma incógnita do WEC

Cadillac V-LMDh teve um bom desempenho nas 24h de Daytona de 2023


Cadillac é outra marca que está ingressando na classe Hypercar em 2023 no FIA WEC. A montadora do grupo GM, vem com o modelo V-LMDh, que inclusive teve bom desempenho e uma boa confiabilidade nas 24h de Daytona.

No entanto, ainda é insuficiente saber de fato, como o protótipo da marca americana irá se comportar em ritmos de corrida nas etapas do WEC em duelos contra os protótipos LMH. Mas quem sabe a Cadillac não se torne uma possível surpresa.

7. A Vanwall não aparenta ser uma ameaça a grandes marcas da classe Hypercar

Vanwall finalmente fará a sua estreia no WEC após entrave jurídico por uso do nome.

Para finalizar, a Vanwall finalmente conseguirá fazer a sua estreia no mundial de Endurance, após uma longa novela de entraves jurídicos em relaçao à legalidade do uso do nome da equipe campeã de construtores da F1 em 1958.

No entanto, apesar de alguns testes realizados no final de 2022, o hipercarro Vandervell LMH dificilmente será uma grande ameaça para a Toyota, Peugeot, Porsche, Ferrari e Cadillac, ainda mais se tratando de uma marca independente e que não conta com uma grande estrutura, como tem as grandes montadoras que estarão presentes na classe Hypercar.

CONCLUSÃO

Com todos esses pontos apresentados, então quer dizer que as 1000 milhas de Sebring serão desanimadoras para assistir? Obviamente que não.

Porque mesmo que a Toyota tenha um grande favoritismo por ter o carro mais desenvolvido entre as equipes dos Hypercars, tudo pode acontecer durante a primeira prova do WEC em 2023, ainda mais se tratando de uma corrida que terá duração aproximada de 8h no total.

Quem sabe marcas como Peugeot, Cadillac, Porsche e Ferrari não possam nos surpreender e deixar a disputa pela vitória das 1000 milhas de Sebring mais emocionantes o possível. Torcemos para que isso aconteça.

E aí pessoal? Qual a sua opinião a respeito? A Toyota é de fato a equipe mais favorita a ganhar em Sebring ou teremos uma boa disputa com a chegada de novos concorrente? Comentem aqui embaixo.

Que venha logo as 1000 milhas de Sebring!

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