Neste domingo, dia 16 de abril, serão realizadas as 6h de Portimão no Autódromo Internacional de Algarve em Portugal e será a segunda etapa da temporada de 2023 do campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). E nisso temos alguns pontos que é preciso ser mencionado e são esses:
1 - O domínio da Toyota diminuiu?
Quem acompanha o WEC deve saber muito bem que a Toyota é literalmente a única equipe que disputou todas as etapas desde que foi implementada a classe Hypercar na categoria em 2021. E por conta disso, o Toyota GR010 teoricamente é o carro mais desenvolvido na classe principal.
Mas nas 1000 milhas de Sebring ficou provado, mesmo não tendo o mesmo desempenho da marca nipônica, de que a concorrência veio com tudo, principalmente nos casos de Cadillac, Ferrari e Porsche, que mostraram grandes potenciais para brigarem por vitórias nas próximas corridas e assim vamos para o próximo tópico.
Mesmo após a vitória dominante em Sebring, Toyota precisa abri os olhos para a concorrência em Portimão |
2 - O quanto Cadillac, Ferrari e Porsche evoluíram?
Como citado no último parágrafo, essas 3 marcas tiveram bons desempenhos dentro de suas expectativas e no que podiam na etapa inaugural nas 1000 milhas de Sebring em março passado.
Ferrari e Porsche fizeram recentemente testes no circuito de Spa-Francorchamps com o foco em desenvolvimento de seus respectivos hipercarros. Agora resta saber o quanto que as 3 montadoras conseguiram obter de evolução em comparação a Sebring e se serão suficientes para incomodar legal a Toyota.
3 - Peugeot vai finalmente conseguir terminar a corrida sem ter problemas em ao menos um dos carros?
A Peugeot saiu de Sebring com uma moral bem lá embaixo por conta de seu desempenho vergonhoso na primeira etapa do ano por conta de várias quebras ao longo da prova e que terminaram atrás da Vanwall, que até em meados de fevereiro, não se sabia se podia participar da temporada de 2023 do WEC por questões jurídicas.
Até o momento foram 4 corridas disputadas desde que estreou nas 6h de Monza no ano passado, e em nenhuma delas a marca francesa conseguiu cruzar a linha de chegada sem ao menos ter tido um problema técnico no hipercarro 9X8.
Por mais que a pista de Portimão seja bem diferente de Sebring, que tem muitas ondulações, algo que não tem no circuito português, há a possibilidade da Peugeot mostrar um bom desempenho, como chegou a acontecer em Fuji no Japão. Mas caso aconteça mais quebras em ambos carros, a situação da marca francesa chegará a um patamar de não poder mais perdoar os erros.
4 - Glickenhaus e Vanwall esperam ao menos terminar a corrida sem sofrer problemas
Consideradas teoricamente como os piores times da classe Hypercar, principalmente por não terem os mesmos níveis de estruturas como suas concorrentes Toyota, Ferrari, Cadillac e Porsche por exemplo, para casos de Glickenhaus e Vanwall, conseguir cruzar a linha de chegada sem ao menos sofrer algum tipo de problema ao longo das 6h de Portimão será praticamente uma vitória para ambos times.
5 - Preview da classe LMP2
Já na classe LMP2, equipes como Alpine e Team WRT, que ficaram devendo em Sebring, esperam poder se recuperar em Portimão e conseguir um grande resultado. Mas a tarefa para ambas equipes será nada fácil ainda mais que JOTA e Prema, provaram muita força na corrida inaugural em março.
E falando de JOTA, esperamos por mais um grande desempenho por parte do brasileiro Pietro Fittipaldi, que foi muito bem nas 1000 milhas de Sebring, mas que infelizmente a mesma performance não foi repetida por parte de David Heinemeier-Hansson. Vamos esperar de que o gentleman driver possa colaborar para garantir uma vitória ao carro 28 neste domingo.
6 - Preview da classe LMGTE-Am
Nas 1000 milhas de Sebring, a equipe Corvette foi quem teve o melhor desempenho e ganhou a etapa inaugural com muita tranquilidade. Mas para Portimão, é esperado de que tenhamos boas disputas entre a marca americana, Porsche e Ferrari entre os GTs. Quem sabe uma vitória da Kessel Racing, que terá o brasileiro Daniel Serra pilotando.
7 - Presença de pilotos portugueses correndo em Portimão
Na corrida das 6h de Portimão neste domingo, teremos 3 pilotos que irão correr na frente da sua torcida, que serão os casos do talentoso Antônio Félix da Costa, no carro 48 da JOTA na classe LMP2, e no 56 da Project 1 - AO, terá 2 pilotos portugueses competindo com o gentleman driver Miguel Ramos e a jovem promessa Guilherme de Oliveira, juntamente com o italiano Matteo Cairoli.
Antônio Félix da Costa terá a grande oportunidade de correr na frente de sua torcida local nas 6h de Portimão |
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