CADILLAC CONSEGUE VITÓRIA IMPORTANTÍSSIMA EM LAGUNA SECA NA IMSA - ANÁLISE PÓS-CORRIDA


Tivemos no último domingo, dia 14 de maio, foi realizada a 4ª etapa do IMSA Weathertech Sportscar Championship no lendário circuito de Laguna Seca, e que teve vitória do carro 01 da equipe Cadillac Racing, que por sinal foi bastante importante. E venha aqui entender quais foram os pontos importantes dessa corrida.


1. Chip Ganassi afasta todo o azar dos 3 abandonos seguidos e traz uma vitória de um segundo carro da Cadillac

Depois de ter abandonado nas 12h de Sebring, GP de Long Beach e 6h de Spa-Francorchamps (WEC), a Chip Ganassi Racing, com o carro 01, finalmente conseguiu afastar a "zika" e venceu a etapa de Laguna Seca da IMSA Weathertech Sportscar Championship.

A vitória veio graças ao bom desempenho do Cadillac V-Series.R, que costuma ir muito bem em trechos de curvas, algo bastante presente em Laguna Seca, além de aproveitar os erros dos carros da Porsche Penske, que largaram mal, além do Felipe Nasr ter errado na segunda hora de corrida e danificar o carro.

E com isso, a Cadillac se torna a primeira marca a vencer com 2 carros, desde que iniciou a nova era dos GTPs na IMSA, no começo deste ano.

Cadillac Racing obteve uma vitória muito importante em Laguna Seca


2. Porsche Penske não soube aproveitar o domínio dos treinos para vencer a prova, mas mostrou ser uma grande força na IMSA

Já a Porsche Penske terminou o final de semana em Laguna com um sabor amargo, pois ela foi a equipe que dominou com muita autoridade tanto nos treinos livres quanto na classificação.

Mas quando começou a corrida, a história foi outra, pois logo na largada, os 2 carros da Porsche Penske erraram nas primeiras curvas permitindo com que o 60 da Meyer Shank assumisse a liderança.

E a situação para o carro 7, que tinha sido pole position, estava para piorar ao longo da prova, sendo que Matt Campbell tomou punição de Drive Through por ter causado um incidente que fez o carro 94 da Andretti Autosport na GTD abandonar, e depois Felipe Nasr acabou cometendo um erro que fez danificar as carenagens traseira e dianteira do carro, o que fez custar 8 voltas no pit lane, acabando com as chances de vitória.

Já o carro 6, para amenizar o prejuízo, ao menos conseguiu um grande 2º lugar, o que é ótimo, mas ficou com aquele gosto amargo de que poderiam ter vencido, considerando o grande domínio que a Porsche teve nos treinos.

Mesmo com o 2º lugar, a Porsche Penske saiu de Laguna Seca com gosto amargo


3. Acura ficou devendo em Laguna Seca

Uma marca que podemos dizer que poderiam ter ido melhor que mostrou, é a Acura, que teve desempenhos medianos no geral, tanto com a Wayne Taylor quanto a Meyer Shank.

Mas o 60 de um certo ponto até chegou a ensaiar que poderia vencer, sendo que Colin Braun conseguiu assumir a liderança logo na primeira volta após os erros dos carros da Porsche Penske na primeira curva, só que quando chegou a segunda hora, perdeu a liderança numa bandeira amarela para o 31 da Action Express e depois começou a perda de desempenho, o que fez despencar nas posições e no final terminar em 6º.

Já o 10 da Wayne Taylor Racing, ao menos não bateu após os ocorridos em Sebring e em Long Beach, fez o que podia e no final terminou em 4º.

Ao menos a Wayne Taylor Racing conseguiu terminar a corrida depois de 2 abandonos


4. BMW não consegue repetir os grandes feitos de Sebring e de Long Beach

Depois de 2 segundos lugares seguidos obtidos pelo carro 25 em Sebring e em Long Beach, a BMW chegou otimista em Laguna na espera de mais um resultado bem positivo.

Mas desta vez, ficou longe de conseguir obter um pódio e segundo relatos de Augusto Farfus em sua postagem no Instagram, a estratégia da equipe acabou não sendo muito boa e com isso o carro do piloto brasileiro terminou em 5º, enquanto que o 25 ficou em 8º.

BMW ficou devendo em Laguna Seca


5. Porsche 963 da JDC-Miller ao menos passa nos testes de confiabilidade

Por conta de atrasos de produção, a equipe JDC-Miller finalmente conseguiu estrear o seu Porsche 963 em Laguna Seca, após ficar de fora de Daytona, Sebring e Long Beach. E obviamente por estar defasada em relação aos demais que estão correndo desde a primeira etapa, era de se esperar de que o carro 5 estaria bem longe da briga por vitória.

A vitória veio graças ao bom desempenho do Cadillac V-Series.R, que costuma ir muito bem em trechos de curvas, algo bastante presente em Laguna Seca, além de aproveitar os erros dos carros da Porsche Penske, que largaram mal, além do Felipe Nasr ter errado na segunda hora de corrida e danificar o carro.



6. As punições foram decisivos em relação às vitórias na LMP2 e na GTD Pro

Já nas classes LMP2 e na GTD Pro, as punições que ocorreram na segunda metade da prova foram decisivas para definir os vencedores das respectivas classes.

Na classe secundária de protótipos, os carros 20 (por acertar o pneu do carro 51 no pit lane), 35 (excesso de velocidade) e 51 (por não respeitar o tempo mínimo de reabastecimento) foram punidos com Drive Through, o que tirou totalmente as chances de vitória para essas equipes e com isso, a TDS Racing com o 11 acabou vencendo.

E na GTD Pro, os carros 3 (Corvette) e 23 (Heart of Racing Team) receberam uma punição pesada de Stop&Go de 2 minutos e 50 segundos por passagem irregular durante a bandeira amarela, o que fizeram ambos carros perderem 2 voltas em relação ao líder de suas classes. Bom para a Weathertech Racing, com o carro 79, que acabou sendo o vencedor da GTD Pro.

Weathertech Racing foi a equipe que mais agradeceu as punições da Corvette e Heart of Racing Team


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