APÓS TANTO BATER NA TRAVE, PIETRO FITTIPALDI FINALMENTE VENCE NA LMP2 NO FIA WEC EM MONZA



No último domingo, dia 9 de julho, tivemos as 6h de Monza, que foi a 5ª etapa do campeonato do FIA WEC, no Autódromo Nacional de Monza, na Itália e que felizmente na classe LMP2 tivemos vitória brasileira com Pietro Fittipaldi, juntamente com os dinamarqueses Oliver Rasmussen e David Heinemeier Hansson, no carro 28 da JOTA, depois de tanto bater na trave ao longo deste ano no Mundial de Endurance.

E antes de comentar sobre o desempenho de Pietro em Monza, vou explicar em alguns detalhes dos motivos desta vitória ter sido tão merecida.


CARRO 28 DA JOTA HAVIA CHANCES DE TER VENCIDO EM SEBRING, SPA E LE MANS, MAS DETALHES DAS CORRIDAS ACABARAM IMPEDINDO


Pietro Fittipaldi teve uma boa estreia do WEC nas 1000 milhas de Sebring, apesar do 6º lugar


A JOTA, com o carro 28, já poderia ter vencido antes neste ano na LMP2 no FIA WEC em Sebring, Spa-Francorchamps e em Le Mans. No caso da primeira corrida, David Heinemeier Hansson infelizmente não conseguiu repetir um grande ritmo de Pietro Fittipaldi, o que fez a equipe despencar de posições e acabou terminando em 6º.


Em Portimão, foi resultado para esquecer, pois o final de semana foi complicado, desde o primeiro treino livre até a corrida, e no fim acabaram terminando em 8º na LMP2.


Já na terceira etapa, com as 6h de Spa-Francorchamps, existiu uma grande chance de vitória, mas 2 períodos de Safety Car acabaram atrapalhando muito, pois a JOTA não havia feito os seus pit stops em ambas ocasiões e só puderam parar após o fim do regime de carro de segurança, além de que na última parada, perderam tempo por conta de atropelamento de um dos mecânicos da equipe pelo carro 2 da Cadillac Racing. E o resultado final acabou sendo 9º lugar na LMP2.


Pietro Fittipaldi foi eleito o piloto mais rápido da classe LMP2 nas 6h de Spa-Francorchamps

E nas 24h de Le Mans, a JOTA com o carro 28 também estava mostrando um grande desempenho, inclusive Pietro Fittipaldi soube lidar muito bem com a situação de chuva forte e que foi o primeiro grande caos da corrida, e conseguiu deixar o carro intacto naquela ocasião. Mas chegou o período noturno, Pietro foi tocado por um outro carro da LMP2 na primeira chicane da Mulsane, o que custou bastante tempo, e no período da manhã de domingo, infelizmente o carro 28 precisou ser recolhido para a garagem por conta de problemas no radiador. E o resultado final acabou sendo um 13º lugar.


Carro 28 da JOTA foi bem nos treinos em Le Mans, mas na corrida tiveram alguns problemas


AGORA VAMOS FALAR DO DESEMPENHO DA EQUIPE JOTA NA LMP2 NAS 6H DE MONZA


Enfim chegamos para as 6h de Monza, que foi a 5ª etapa do campeonato do FIA WEC em 2023, no circuito de Monza, que é uma pista de alta velocidade e que prometia um grande desafio para todos.

E as expectativas para esta corrida eram boas, considerando que a JOTA teve um bom desempenho em Le Mans, que é um circuito de alta velocidade, assim como é Monza.


No entanto, a JOTA começou com algumas dificuldades no TL1 terminando em 10º e no TL2 ficou na mesma posição. Mas quando chegou sábado, aí veio as boas notícias, provando que a JOTA estava escondendo um pouco o seu jogo, além de ter conseguido arranjar um acerto ideal para o carro, e com isso liderou no TL3 e na classificação, o Pietro conseguiu um segundo lugar, ficando atrás do 41 da Team WRT com Robert Kubica.


Carro 28 da JOTA em ação na pista de Monza

E agora vamos para a corrida de domingo, e a JOTA decidiu que David Heinemeier Hansson seria o primeiro piloto a correr no 28 para já cumprir logo o tempo mínimo de 1h de stint total exigido para um piloto prata, que é o caso do David. E felizmente o gentleman driver dinamarquês fez uma boa largada já pulando para primeiro e soube lidar bem nas disputas contra os carros da United Autosports. No término da primeira hora de corrida, a JOTA com o carro 28 estava em 4º lugar.


E a partir da 2ª hora de corrida, com o tempo mínimo de 1h de stint total completado pelo David, Oliver Rasmussen assumiu o comando do carro 28 para continuar a luta pela 1ª vitória no ano e felizmente o jovem dinamarquês não decepcionou e continuou fazendo um grande trabalho. Quando entrou na 3ª hora de corrida, a JOTA era líder na LMP2.


A equipe JOTA teve uma boa disputa contra a United Autosports na LMP2

Quando a prova começou a ficar faltando um pouco menos de 4h para o término, aí Pietro Fittipaldi assumiu o comando do 28 e o brasileiro, como nas etapas anteriores, continuou fazendo um grande trabalho e sempre brigando entre os primeiros, mas tendo também bastante cautela para fazer as ultrapassagens para não jogar um resultado no lixo. Na conclusão da primeira metade da prova, o 28 era 3º colocado na LMP2.


E ao longo da segunda metade da corrida, tivemos mais 2 stints de pilotagens, com Oliver Rasmussen fazendo o seu segundo stint de prova e sempre se mantendo consistente na briga pela vitória. 


E no início da 5ª hora de corrida, um incidente acabou sendo determinante para o 28 da JOTA, por conta da quebra no carro 99, que é o Porsche 963 da Proton Competition nos Hypercars, e que chegou a ficar parado no acostamento da curva 2. E um pouco antes do acionamento do Full Course Yellow (e que depois foi convertido para período de Safety Car na pista), Oliver Rasmussen estava nos boxes já realizando o seu pit stop, ou seja, aconteceu o oposto do que havia acontecido em Spa-Francorchamps, já que quem não havia feito o seu pit stop, acabou se dando muito mal porque houve o fechamento dos boxes.


Full Course Yellow causado pela quebra do Porsche 963 da Proton Competition ajudou muito a JOTA


E com o Full Course Yellow, seguido de Safety Car, acabou atrapalhando muito equipes como United Autosports, WRT e Alpine, que não tinham feito as suas paradas, as chances de vitória para a JOTA na LMP2 haviam aumentado bastante. A partir daí, Oliver Rasmussen em seus minutos finais de stint e que logo depois passou o volante para o Pietro Fittipaldi terminar a prova, só dependiam de si mesmo para conseguir a vitória.


E durante o seu último stint de corrida, Pietro Fittipaldi fez a ultrapassagem em cima de Robin Frijns do carro 31 da WRT e apenas aguardava o pit stop da Alpine carro 36. Quando o time francês foi fazer a sua parada, o carro 28 da JOTA finalmente assumiria a liderança e ainda contou com a ajuda do abandono de Robin Frijns devido a quebra do motor no protótipo da WRT faltando 22 minutos para o fim. Agora era só o Pietro levar o carro para casa e foi isso que aconteceu. 


Quebra de motor do carro 31 da WRT a menos de 22 minutos para o fim da prova decretou a vitória da JOTA na LMP2

E depois de muitas tentativas, finalmente veio a tão sonhada vitória do trio Pietro Fittipaldi, David Heienemeier Hansson e Oliver Rasmussen com muitos méritos, pois a JOTA foi a equipe mais regular na corrida, teve uma grande performance e ainda fez um dos pit stops na hora certa e que foi bastante fundamental para o resultado final na classe LMP2.


Carro 28 da JOTA finalmente cruzou em 1º lugar na classe LMP2 em 2023 no FIA WEC

E depois desta grande vitória em Monza, fica um grande recado ao Sam Hignett, dono da JOTA, e ao Urs Kuratle, diretor do programa LMDh da Porsche, para que consiga garantir uma vaga ao Pietro Fittipaldi nos Hypercars para a temporada 2024 do FIA WEC, na própria JOTA mesmo, já que a equipe inglesa espera escalar um segundo Porsche 963 no próximo ano, já que a classe LMP2 será extinta no campeonato mundial de Endurance.


Agora a próxima etapa que Pietro Fittipaldi irá competir no FIA WEC será somente no dia 10 de setembro, que será as 6h de Fuji no Japão.

Post a Comment

Previous Post Next Post