E antes de comentar sobre o desempenho de Pietro em Monza, vou explicar em alguns detalhes dos motivos desta vitória ter sido tão merecida.
CARRO 28 DA JOTA HAVIA CHANCES DE TER VENCIDO EM SEBRING, SPA E LE MANS, MAS DETALHES DAS CORRIDAS ACABARAM IMPEDINDO
Em Portimão, foi resultado para esquecer, pois o final de semana foi complicado, desde o primeiro treino livre até a corrida, e no fim acabaram terminando em 8º na LMP2.
Já na terceira etapa, com as 6h de Spa-Francorchamps, existiu uma grande chance de vitória, mas 2 períodos de Safety Car acabaram atrapalhando muito, pois a JOTA não havia feito os seus pit stops em ambas ocasiões e só puderam parar após o fim do regime de carro de segurança, além de que na última parada, perderam tempo por conta de atropelamento de um dos mecânicos da equipe pelo carro 2 da Cadillac Racing. E o resultado final acabou sendo 9º lugar na LMP2.
Pietro Fittipaldi foi eleito o piloto mais rápido da classe LMP2 nas 6h de Spa-Francorchamps |
E nas 24h de Le Mans, a JOTA com o carro 28 também estava mostrando um grande desempenho, inclusive Pietro Fittipaldi soube lidar muito bem com a situação de chuva forte e que foi o primeiro grande caos da corrida, e conseguiu deixar o carro intacto naquela ocasião. Mas chegou o período noturno, Pietro foi tocado por um outro carro da LMP2 na primeira chicane da Mulsane, o que custou bastante tempo, e no período da manhã de domingo, infelizmente o carro 28 precisou ser recolhido para a garagem por conta de problemas no radiador. E o resultado final acabou sendo um 13º lugar.
Carro 28 da JOTA foi bem nos treinos em Le Mans, mas na corrida tiveram alguns problemas |
AGORA VAMOS FALAR DO DESEMPENHO DA EQUIPE JOTA NA LMP2 NAS 6H DE MONZA
E as expectativas para esta corrida eram boas, considerando que a JOTA teve um bom desempenho em Le Mans, que é um circuito de alta velocidade, assim como é Monza.
No entanto, a JOTA começou com algumas dificuldades no TL1 terminando em 10º e no TL2 ficou na mesma posição. Mas quando chegou sábado, aí veio as boas notícias, provando que a JOTA estava escondendo um pouco o seu jogo, além de ter conseguido arranjar um acerto ideal para o carro, e com isso liderou no TL3 e na classificação, o Pietro conseguiu um segundo lugar, ficando atrás do 41 da Team WRT com Robert Kubica.
Carro 28 da JOTA em ação na pista de Monza |
E agora vamos para a corrida de domingo, e a JOTA decidiu que David Heinemeier Hansson seria o primeiro piloto a correr no 28 para já cumprir logo o tempo mínimo de 1h de stint total exigido para um piloto prata, que é o caso do David. E felizmente o gentleman driver dinamarquês fez uma boa largada já pulando para primeiro e soube lidar bem nas disputas contra os carros da United Autosports. No término da primeira hora de corrida, a JOTA com o carro 28 estava em 4º lugar.
E a partir da 2ª hora de corrida, com o tempo mínimo de 1h de stint total completado pelo David, Oliver Rasmussen assumiu o comando do carro 28 para continuar a luta pela 1ª vitória no ano e felizmente o jovem dinamarquês não decepcionou e continuou fazendo um grande trabalho. Quando entrou na 3ª hora de corrida, a JOTA era líder na LMP2.
A equipe JOTA teve uma boa disputa contra a United Autosports na LMP2 |
Quando a prova começou a ficar faltando um pouco menos de 4h para o término, aí Pietro Fittipaldi assumiu o comando do 28 e o brasileiro, como nas etapas anteriores, continuou fazendo um grande trabalho e sempre brigando entre os primeiros, mas tendo também bastante cautela para fazer as ultrapassagens para não jogar um resultado no lixo. Na conclusão da primeira metade da prova, o 28 era 3º colocado na LMP2.
E ao longo da segunda metade da corrida, tivemos mais 2 stints de pilotagens, com Oliver Rasmussen fazendo o seu segundo stint de prova e sempre se mantendo consistente na briga pela vitória.
E no início da 5ª hora de corrida, um incidente acabou sendo determinante para o 28 da JOTA, por conta da quebra no carro 99, que é o Porsche 963 da Proton Competition nos Hypercars, e que chegou a ficar parado no acostamento da curva 2. E um pouco antes do acionamento do Full Course Yellow (e que depois foi convertido para período de Safety Car na pista), Oliver Rasmussen estava nos boxes já realizando o seu pit stop, ou seja, aconteceu o oposto do que havia acontecido em Spa-Francorchamps, já que quem não havia feito o seu pit stop, acabou se dando muito mal porque houve o fechamento dos boxes.
Full Course Yellow causado pela quebra do Porsche 963 da Proton Competition ajudou muito a JOTA |
E com o Full Course Yellow, seguido de Safety Car, acabou atrapalhando muito equipes como United Autosports, WRT e Alpine, que não tinham feito as suas paradas, as chances de vitória para a JOTA na LMP2 haviam aumentado bastante. A partir daí, Oliver Rasmussen em seus minutos finais de stint e que logo depois passou o volante para o Pietro Fittipaldi terminar a prova, só dependiam de si mesmo para conseguir a vitória.
E durante o seu último stint de corrida, Pietro Fittipaldi fez a ultrapassagem em cima de Robin Frijns do carro 31 da WRT e apenas aguardava o pit stop da Alpine carro 36. Quando o time francês foi fazer a sua parada, o carro 28 da JOTA finalmente assumiria a liderança e ainda contou com a ajuda do abandono de Robin Frijns devido a quebra do motor no protótipo da WRT faltando 22 minutos para o fim. Agora era só o Pietro levar o carro para casa e foi isso que aconteceu.
Quebra de motor do carro 31 da WRT a menos de 22 minutos para o fim da prova decretou a vitória da JOTA na LMP2 |
E depois de muitas tentativas, finalmente veio a tão sonhada vitória do trio Pietro Fittipaldi, David Heienemeier Hansson e Oliver Rasmussen com muitos méritos, pois a JOTA foi a equipe mais regular na corrida, teve uma grande performance e ainda fez um dos pit stops na hora certa e que foi bastante fundamental para o resultado final na classe LMP2.
Carro 28 da JOTA finalmente cruzou em 1º lugar na classe LMP2 em 2023 no FIA WEC |
E depois desta grande vitória em Monza, fica um grande recado ao Sam Hignett, dono da JOTA, e ao Urs Kuratle, diretor do programa LMDh da Porsche, para que consiga garantir uma vaga ao Pietro Fittipaldi nos Hypercars para a temporada 2024 do FIA WEC, na própria JOTA mesmo, já que a equipe inglesa espera escalar um segundo Porsche 963 no próximo ano, já que a classe LMP2 será extinta no campeonato mundial de Endurance.
Agora a próxima etapa que Pietro Fittipaldi irá competir no FIA WEC será somente no dia 10 de setembro, que será as 6h de Fuji no Japão.
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