O QUE ACONTECERÁ COM AS ATUAIS EQUIPES DA LMP2 DO FIA WEC PARA 2024?



Durante o final de semana das 24h de Le Mans, o ACO (Autoclube do Oeste) confirmou que a partir da temporada de 2024 do FIA WEC, não teremos mais a classe LMP2 na categoria, com exceção na maior prova do automobilismo mundial.

E a grande pergunta que fica no ar é o seguinte: o que irá acontecer com as atuais equipes da LMP2 do WEC para 2024? Calma lá que vou explicar qual será o futuro destes times.


1. ALPINE, PREMA, VECTOR SPORT E WRT MIGRAM PARA OS HYPERCARS

4 das atuais equipes já confirmaram que vão estar nos Hypercars ano que vem no FIA WEC e são os casos de Alpine, Prema, Vector Sport e WRT.

Começando pela Alpine, a equipe francesa chegou a correr na atual classe principal do Mundial de Endurance em 2021 e em 2022, mas usava um carro LMP1, que pertencia a Rebelion entre 2018 e 2020, que foi simplesmente adaptado para poder correr nos Hypercars já que na ocasião só teve Toyota e Glickenhaus (a Peugeot entrou no jogo no meio de 2022).

E como não poderia correr com o A480 neste ano por não estar mais de acordo com o regulamento, a Alpine competiu na LMP2 de forma excepcional, já que o novo modelo LMDh A424 Beta, que foi apresentado oficialmente durante o final de semana das 24h de Le Mans, estreia apenas no ano que vem. A equipe francesa vai de 2 carros nos Hypercars em 2024.


Outra equipe que migra para os Hypercars é a WRT, que será operada pela BMW, que neste ano está focando apenas na IMSA com o LMDh M Hybrid V8 na classe GTP. A marca alemã também pretende escalar 2 carros para a temporada de 2024 do FIA WEC.


A Prema é mais uma que vai migrar de LMP2 para os Hypercars, sendo operada pela Lamborghini, mas com a equipe Iron Lynx. Mas espera, como assim a Prema vai virar Iron Lynx? Para quem não sabe, a Prema e a Iron Lynx são controladas por um mesmo dono, que é a companhia suíça DC Racing Solutions Ltd.

A Squadra Corse terá um carro no WEC (provavelmente o 63 da LMP2 deste ano) e um na IMSA na classe GTP, por enquanto somente nas etapas da Michelin Endurance Cup (24h de Daytona, 12h de Sebring, 6h de Wakins Glen, Petit Le Mans e possível etapa de Indianapolis).



E a quarta equipe da LMP2 confirmada nos Hypercars ano que vem no FIA WEC é a Vector Sport, que será a responsável por operar o hipercarro Tipo 6 LMH Competizione. Era para a marca italiana ter estreado neste ano no FIA WEC na classe principal, mas o atraso nos processos de testes, além de focar em ter o melhor desempenho possível e conseguir a homologação da FIA, fez com que a Isotta Fraschini adiasse a estreia de seu hipercarro, que seria nas 8h do Bahrain em novembro deste ano, para somente em 2024.


2. JOTA PROVAVELMENTE VAI TAMBÉM AOS HYPERCARS COM UM SEGUNDO PORSCHE 963



Agora quem ainda não confirmou a migração de seu carro LMP2 para os Hypercars em 2024 é a JOTA, que já tem um Porsche 963 na classe principal. O time inglês que hoje tem o brasileiro Pietro Fittipaldi entre seus titulares na temporada atual do WEC, já se manifestou de ter o interesse de adquirir um segundo LMDh da marca de Stuttgart. Mas até o momento não houve um anúncio oficial de que a JOTA terá 2 carros nos Hypercars em 2024, mas é bem provável que isso aconteça, é só questão de tempo.

3. UNITED AUTOSPORTS MIGRA PARA A IMSA



Já quem preferiu continuar correndo de LMP2 em 2024 é a United Autosports. O time de Zak Brown (sim, o mesmo que comanda a McLaren) anunciou durante o final de semana das 24h de Le Mans de que vai disputar o IMSA Weathertech Sportscar Championship, que terá aumento do grid da LMP2, por conta do fim da mesma no WEC, além do término da LMP3 na categoria americana. A United vai escalar 2 carros na LMP2 da IMSA em 2024.

4. INTER EUROPOL COMPETITION ESTUDA DISPUTAR TAMBÉM A IMSA


Quem também poderá se juntar à classe LMP2 do IMSA Weathertech Sportscar Championship é a Inter Europol Competition, que manifestou o interesse de se juntar à categoria americana, mas por enquanto sem confirmação por parte da equipe polonesa.

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