Nesta semana teremos a edição de 2023 das 12h de Sebring, que será a segunda etapa do IMSA Weathertech Sportscar Championship, que contará com um total de 54 carros, divididos em 5 diferentes classes (GTP, LMP2, LMP3, GTD Pro e GTD).
E neste artigo, vamos conhecer os 6 pontos que devemos observar muito neste sábado nas 12h de Sebring no IMSA:
1. Meyer Shank chega em Sebring com moral baixíssima
Na semana passada, a equipe Meyer Shank Racing recebeu severas punições por conta de manipulação de dados da pressão de pneus nas 24h de Daytona, o que resultou em perda do prêmio em dinheiro, teve todos os pontos retirados no campeonato do IMSA em 2023, multa de US$50.000,00 e o engenheiro da equipe Ryan McCarthy teve a sua credencial do paddock do IMSA suspenso pelo ano inteiro, mas manteve a vitória das 24h de Daytona.
E o time do brasileiro Hélio Castroneves desembarca em Sebring com a moral lá embaixo, já que repercutiu bem negativamente entre as comunidades do Endurance, inclusive com até críticas pesadas por parte do presidente e diretor-técnico da Honda Performance Development (HPD). Agora resta saber como a equipe de Michael Shank vai reagir na segunda etapa do IMSA, já que será necessário remar muito para fazer a "poeira abaixar".
2. Equipes que usam Porsche 911 GT3 RS (992) em guerra com o IMSA por conta do BoP
O regulamento do Balance of Perfomance (BoP), que propõe ter o máximo de equilíbrio possível das performances dos carros nas pistas, tem sido o alvo de muitas críticas por parte das equipes que usam o carro Porsche 911 GT3 RS (992).
O novo carro GT3 da marca de Stuttgart sofreu bastante com o balanço de performance nas 24h de Daytona, sendo considerado o equipamento com o pior desempenho nas classes GTD Pro e GTD, já que as médias dos tempos de volta eram em torno de mais de 2 segundos mais lentos em relação aos líderes.
E as consequências disso com certeza foram nada boas, sendo que algumas equipes decidiram ou abandonar o campeonato do IMSA, como foi o caso da MDK Motorsports que não irá disputar as 12h de Sebring, ou diminuir a sua participação somente para etapas de Endurance (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Road Atlanta) ao invés de temporada completa.
Resta saber como será o desempenho do Porsche 911 GT3 RS (992) em Sebring nesta semana e se vai conseguir competir contra os seus concorrentes na GTD Pro e GTD.
3. Porsche terá corrigido os problemas de confiabilidade no 963?
Porsche 963 estreou com "pé esquerdo" em Daytona por falta de confiabilidade |
Antes das 24h de Daytona, a Porsche chegou com muitas expectativas de que seria a marca que chegaria amassando a concorrência, por conta de vários testes realizados durante o ano de 2022, mas não foi isso que aconteceu, já que o carro 6 abandonou por quebra no câmbio e o 7 sofreu com problemas no sistema híbrido do 963.
E a Porsche-Penske desembarca em Sebring com pontos de interrogação, pois existe a dúvida se de fato foi resolvido os defeitos em seu protótipo LMDh e se será ou não, competitivo na segunda prova do IMSA.
4. Veremos alguma melhor nos desempenhos do LMDh da BMW?
A BMW não iniciou a era LMDh da forma como se esperava, sendo que a marca alemã foi quem teve os piores desempenhos durante as 24h de Daytona entre os protótipos da classe GTP, mas que com certeza deixou lições bem importantes no que pode ainda ser melhorado para conseguir ser bem competitivo ao longo da temporada de 2023 do IMSA. Resta saber nesta semana se de fato a BMW conseguiu ou não acertar os problemas do M Hybrid V8.
5. Gabriel Casagrande na Risi Competizione
Campeão da Stock Car em 2021, Gabriel Casagrande está de volta ao IMSA depois de 9 anos, quando correu a edição de 2014 das 24h de Daytona na extinta classe Prototype Challenge (PC) pela equipe Perfomance Tech Motorsports.
O piloto paranaense correrá as 12h de Sebring pela equipe Risi Competizione, na classe GTD Pro, de Ferrari 296 GT3, ao lado de seu compatriota Daniel Serra, que também compete a Stock Car, e do italiano Davide Rigon.
6. Possibilidade de chuva em Sebring no sábado
E para encerrar, existe uma previsão de 61% de chuva em Sebring neste sábado durante os horários da segunda corrida do IMSA em 2023. Caso isso ocorra, mudará totalmente a história da prova, já que os dados dos treinos que serão realizados com pista seca, perderiam as suas relevâncias numa corrida no úmido.
E caso a previsão de chuva se concretize neste sábado, veremos pela primeira vez como irão se comportar os novos protótipos LMDh correndo com pista molhada em situação de corrida e a expectativa fica de qual equipe conseguirá lidar melhor com isso, já que estes modelos são de tração traseira.
E além disso, existe também a possibilidade de acontecer paralisações ao decorrer da prova, seja por conta do volume de chuva, o que deixaria a pista impraticável, trazendo sérios riscos de segurança, ou por causa de ocorrência de raios, já que existe uma regra de se tiver incidência de descargas elétricas dentro de um raio de 8 milhas do local da corrida, o evento precisa obrigatoriamente ser paralisada, em nome da segurança de todos os envolvidos no circuito, incluindo os espectadores, fiscais de pista e dos profissionais de imprensa.
Enfim pessoal, as 12h de Sebring prometem bastante neste sábado, e você poderá acompanhar a corrida no site do IMSA.
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