Nesta semana teremos a edição de 2023 das 1000 milhas de Sebring, que será a etapa inaugural do FIA World Endurance Championship, que contará com um total de 37 carros, divididos em 3 diferentes classes (Hypercar, LMP2, GTE-Am).
E neste artigo, vamos conhecer os 6 pontos que devemos observar muito neste sábado nas 1000 milhas de Sebring no WEC:
1. Chegada de novas fabricantes nos Hypercars
Ferrari é uma das novidades nos Hypercars deste ano no WEC |
A temporada de 2023 do WEC ficará marcada pela chegada de novas fabricantes na classe Hypercar, que terá as entradas de Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall, o que consequentemente fará aumentar a quantidade de carros, com promessas de trazer mais disputas e emoções no primeiro pelotão. Mas nem tudo são flores, como explicarei no próximo tópico.
2. A Toyota ainda é a grande favorita
Toyota foi a melhor marca entre os Hypercars no Prologue em Sebring |
Mesmo com a chegada de fortes concorrentes, com a tentativa de acabar com a sua hegemonia de 5 anos vencendo, a Toyota ainda é a grande favorita para vencer as 1000 milhas de Sebring.
A marca japonesa é a única que literalmente disputou todas as provas do WEC, desde que foi implementado o regulamento Hypercar na categoria em 2021. E toda essa experiência nestes 2 últimos anos, com certeza vai falar mais alto dentro das pistas, considerando que as suas concorrentes estão com seus respectivos carros pouco desenvolvidos.
Mas se tratando de uma corrida de 8 horas de duração, há algo que pode acabar surpreendendo, que vou explicar no tópico seguinte.
3. Cadillac pode surpreender
Durante as sessões do Prologue, ocorridas no último final de semana em Sebring, quem chamou muita atenção foi a Cadillac, que foi quem mais esteve próxima aos 2 carros da Toyota em relação aos resultados finais de tempos rápidos.
Apesar de ser uma marca estreante nos Hypercars, a marca do grupo GM já carrega uma boa bagagem nos protótipos por conta de suas experiências com os finados DPis entre os anos de 2017 e de 2022, no campeonato do IMSA Weathertech Sportscar.
E muitas das características do Cadillac V-Series.R são derivadas do DPi-V.R e que inclusive mostrou ter um desempenho competitivo nas 24h de Daytona, ocorridas em janeiro deste ano, mas válida pelo IMSA. Mesmo estando em desvantagem contra os Toyotas, numa corrida de 8 horas de duração, tudo pode acontecer, desde as estratégias de pit stops até falhas humanas ou técnicas por parte da marca nipônica.
Será que consegue nesta sexta-feira derrotar a Toyota?
4. Ferrari está de volta aos protótipos
Ferrari está de volta aos protótipos depois de uma longa ausência |
A Ferrari está de volta aos protótipos após 20 anos ausentes, quando competiu com o modelo 333 SP nos 500km de Monza, válida pela extinta FIA Sportscar Championship. A marca de Maranello, vem com o hipercarro 499P, através da equipe AF Corse, que é a sua principal parceira nos programas de GTs.
5. Peugeot irá finalmente completar uma corrida sem problemas?
Peugeot 9X8 teve bastante problemas de confiabilidade em 2022 |
Desde que estou nas 6h de Monza em 2022, a Peugeot nunca conseguiu sequer terminar uma corrida sem sofrer algum tipo de falha mecânica. E dentro do intervalo entre as 8h do Bahrain e as 1000 milhas de Sebring, a marca francesa usou esse tempo para fazer as correções e atualizações em seu hipercarro 9X8 para conseguir ser competitivo, ainda mais com a chegada de novos concorrentes.
6. Vanwall competindo contra os LMP2?
Vanwall Vandervell 680 tem um ritmo bastante lento |
Depois de uma longa novela judicial por conta do nome "Vanwall", finalmente veremos oficialmente o hipercarro Vandervell 680 nas pistas. Mas a realidade parece ser bem cruel para a equipe austríaca.
Durante as sessões do Prologue no último final de semana em Sebring, o ritmo da Vanwall era bastante preocupante, inclusive sendo mais lento que os líderes da classe LMP2. Será que a equipe austríaca conseguirá fazer um vexame pior que o LMP1 da Nissan em 2015?
Bom pessoal, vamos ver se esses pontos se de fato se tornarão ou não realidades nesta sexta-feira com as 1000 milhas de Sebring.
Postar um comentário