Roger Penske conseguiu esse grande feito nas 12h de Sebring em 2008, num período de auge dos protótipos LMP1 da Audi.
Antes de tudo, o autor deste post não ficou maluco, nem está inventando histórias. Sim, tivemos um protótipo LMP2 vencendo na geral das 12h de Sebring no ano de 2008, o que era algo bem inimaginável de se pensar, pois era uma época de auge dos carros LMP1. E como é que uma zebra dessas acabou acontecendo?
O carro em questão era um Porsche RS Spyder, da equipe Penske, e que tinha um trio de pilotos com Romain Dumas, Timo Bernhard e Emmanuel Collard e que corria na classe LMP2. E na classe principal, que era a LMP1, tinha de destaque nada menos que o Audi R10 TDI, que foi um carro muito vencedor no Endurance nos anos 2000. E uma lembrança a todos de que na época, a Porsche não fazia parte do grupo Volkswagen.
O Porsche RS Spyder era um carro bastante competitivo na classe LMP2 na época, na maioria das vezes estando nas 2 primeiras posições. Mas acontece de que na edição de 2008 das 12h de Sebring, válida então pela extinta American Le Mans Series (atualmente IMSA Weathertech Sporscar Championship), o protótipo teve um um grande acerto de performance e de aerodinâmica, fora as estratégias de pit stop com trocas de pneus e de reabastecimentos. Mesmo que o Audi R10 TDI fosse totalmente superior nas retas, nas curvas era possível o Porsche RS Spyder competir de igual para igual.
E no fim acabou que o trio da equipe do Capitão Roger Penske terminar em primeiro na geral das 12h de Sebring, com uma vantagem de 1 minuto, 7 segundos e 697 milésimos a frente do melhor colocado da classe LMP1, que foi o Audi R10 TDI da equipe Audi Sport North America, com o trio Rinaldo Capello, Allan McNish e Tom Kristensen, que ficou atrás também de um outro LMP2 da Porsche RS Spyder, mas da equipe Dyson Racing com diferença de 5s613.
A Porsche não vencia as 12h de Sebring desde 1988, enquanto que a Audi teve a sua primeira derrota na prova desde 1999, quando foi vencida por uma BMW. Deve ter doído bastante para a Audi por ter perdido uma corrida em Sebring para um carro LMP2, mas obviamente sem tirar totais méritos para o capitão Roger Penske e de toda a sua equipe que fez por merecer vencer esta longa e importante prova.
E lembrando que neste ano, a Porsche e coincidentemente através da Penske, voltará a disputar a vitória na geral das 12h de Sebring, pela classe GTP com seu LMDh 963.
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