No dia 18 de março, foram realizadas as 12h de Sebring, que foi a segunda etapa do IMSA Weathertech Sportscar Championship, que terminou de forma bem inacreditável deixando os fãs bem perplexos no que acabou acontecendo e que deu a vitória para a equipe Action Express Racing. Vamos aos vencedores e perdedores desta prova:
Vencedores
1. Pfaff Motorsports
Única equipe que usou Porsche 911 GT3 R (992) na classe GTD Pro, a Pfaff Motorsports foi de inferno para o céu nas 12h de Sebring. Durante a classificação na sexta-feira, Klaus Bachler acabou batendo na curva 1, o que fez danificar bastante o carro 9, o que fez ter que largar de último na sua classe no sábado.
Já durante a corrida, a Pfaff conseguiu mostrar um bom desempenho já que o balanço de performance ajudou bastante os novos GT3 da Porsche, após ter ido mal em Daytona, mas de forma polêmica, e na segunda metade da prova, contou com os problemas da Corvette, que perdeu uma volta nos pits, e na última hora de corrida, durante as últimas bandeiras amarelas, foi bastante ousado em não parar para reabastecer, e felizmente essa estratégia acabou funcionando, dando a vitória na GTD Pro para o trio Klaus Bachler, Laurens Vanthoor e Patrick Pilet.
Pfaff superou o acidente na classificação de sexta para vencer no sábado em Sebring |
2. Action Express Racing
Mais um exemplo de equipe que precisou passar por superações em Sebring para conseguir vencer a prova. Mas para começar, a equipe Action Express mostrou grande desempenho durante os treinos, inclusive liderando o TL3, além de uma pole position.
Mas depois que começou a corrida, começou a aparecer os problemas, sendo que na 2ª hora de prova, acabou batendo no carro 38 da classe LMP3 que havia rodado, sem que o 31 tivesse tempo suficiente para escapar da colisão. E por conta disso, houve danos na dianteira da Cadillac da Action Express, além de furo no pneu, o que custou uma volta nos pits.
E na terceira hora, mais problemas e desta vez com punição de Stop&Go de 10 segundos por ter realizado o pit stop de emergência de forma incorreta. Mas com as bandeiras amarelas que foram surgindo depois, o 31 recuperou a volta e até chegou a brigar pelo Top 3, mas num determinado momento foi perdendo rendimento e ficando longe da briga por vitória.
E eis que ficar longe do Top 3 acabou sendo ótimo para o trio Aitken, Derani e Sims, pois quando faltavam 20 minutos para o fim da prova, os 3 primeiros colocados acabaram se batendo e abandonando a prova, dando de graça a vitória para o Cadillac 31, o que acabou se concretizando.
Action Express, de Pipo Derani, é mais uma equipe que precisou passar por superações em Sebring |
3. Tower Motorsport
Essa é mais uma equipe que também passou por altos e baixos durante as 12h de Sebring. O time do carro 8 da LMP2, além de ter sofrido punições ao longo da corrida, Kyffin Simpson acabou rodando e batendo na barreira de pneus, destruindo a parte traseira durante a sétima hora de corrida.
Mas depois foi conseguindo recuperar o prejuízo, e no final, além de conseguir vencer na LMP2, a Tower Motorsport conseguiu um improvável terceiro lugar na geral, por conta dos abandonos de 5 carros GTPs, além do carro 60, também da classe principal, ter ficado 20 voltas atrás.
Tower Motorsports terminou em 3º na geral de forma improvável |
4. BMW RLL Team
Depois de um fiasco nas 24h de Daytona, com desempenho longe da Acura, Cadillac e Porsche, além de uma fraca confiabilidade, a BMW mostrou uma boa evolução para Sebring, sendo que os carros 24 e 25 conseguiram competir contra os seus concorrentes durante a corrida.
Apesar do abandono do 24, que tinha o brasileiro Augusto Farfus entre os pilotos, o 25 foi fazendo uma corrida segura e no final ainda foi premiado, com o caótico acidente que tirou então 3 líderes da GTP, no caso o 6 e 7 da Porsche-Penske e o 10 da Wayne Taylor, que o garantiu um improvável 2º lugar tanto na sua classe quanto na geral, sendo o melhor resultado para a BMW e com certeza isso dará mais confiança para a marca alemã para continuar evoluindo para as próximas etapas.
Carro 25 da BMW conseguiu um improvável 2º lugar em Sebring |
Perdedores
1. Wayne Taylor Racing
A equipe que era considerada uma das grandes favoritas a vencer as 12h de Sebring porque chegou a estar liderando a prova e num determinado momento, com boa folga. Mas quando estava faltando 20 minutos para o encerramento, durante uma disputa de posição com o Porsche carro 6, Filipe Albuquerque foi jogado para fora da pista e logo em seguida acabou colidindo no protótipo da marca alemã, resultando num "Big One", que envolveu até o carro 7, também da Porsche-Penske, além de carros GTs como o 3 da Corvette Racing e o 62 da Risi Competizione, causando uma cena bem inacreditável, deixando muitos incrédulos e sem entender no que havia acabado de acontecer. E assim vimos uma grande chance de vitória da Wayne Taylor ser jogado no lixo.
Acura da Wayne Taylor sendo recolhida após o acidente que o tirou da corrida |
2. Porsche Penske
Assim como o carro 10 da Acura da equipe Wayne Taylor Racing, os 2 carros da Porsche-Penske Motorsports também estiveram presentes no caótico acidente faltando 20 minutos para o fim das 12h de Sebring, jogando no lixo o que seria o seu primeiro grande resultado no IMSA neste ano, depois de ter sofrido com problemas de confiabilidade nas 24h de Daytona.
Momento do grande acidente que tirou a Wayne Taylor e 2 Porsche Penskes da corrida |
3. Cadillac Racing
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