Está chegando a semana de Super Sebring, no qual teremos as corridas das 1000 milhas (WEC) e de 12h (IMSA). Mas muitos devem se perguntar: por que as 2 categorias não correm juntos num mesmo dia para não ser necessário fazer provas diferentes em datas distintas? O Velonerd Endurance explica neste post os motivos para termos 2 corridas diferentes.
1. Mesmo com o regulamento de convergência entre o IMSA e o ACO, algumas equipes de Hypercars não podem competir no campeonato americano de Endurance
Como já explicado anteriormente num post que explica os motivos dos Hypercars não correrem no IMSA, equipes como Glickenhaus, Peugeot e Vanwall, não estão elegíveis para disputarem o Weathertech Sportscar Championship por não cumprirem a regra de produzir no mínimo 2500 carros por ano dentro dos EUA.
2. Não existe regulamento LMP3 no WEC
A segunda divergência no caso é a classe LMP3, que só está presente somente em campeonatos regionais de Endurance, como IMSA, European Le Mans Series e Asian Le Mans Series. E não alguma sinalização destes protótipos correrem no WEC, até porque está sendo alvo de críticas no campeonato americano de Endurance, pelo fato de atrapalharem bastante os andamentos de corridas, por causarem muitas bandeiras amarelas.
3. Regulamento GTE foi abolido no IMSA no final de 2021
Outro motivo que impede atualmente a fusão entre as 1000 milhas e as 12h de Sebring está nos carros GTs. Enquanto que no WEC, ainda existe o regulamento de carros GTE, o IMSA aboliu esta classe no final do ano de 2021, por conta do baixo grid e de altos custos, o que afastava as equipes e montadoras, e desde o começo de 2022, a então GTLM foi substituída por GTD Pro, no qual correm carros GT3, que ainda não competem no WEC e que vou explicar a seguir.
4. Os carros GT3 só podem competir no WEC a partir de 2024
E a última divergência entre o WEC e o IMSA é o fato da classe GT3 não ter ainda regulamento no Mundial de Endurance, que só passará a valer em 2024, substituindo os carros GTE, que irão correr até neste ano.
Quais poderiam ser as possíveis soluções para as 12h de Sebring fazer parte do WEC?
As 12h de Sebring já fizeram parte do calendário do WEC no ano de 2012, quando correu tanto a categoria mundial quanto a extinta American Le Mans Series, antes da sua fusão com também finada Rolex Sportscar Series da Grand-AM. Naquela ocasião, teve 9 classes diferentes correndo, sendo 5 da ALMS e 4 do WEC, o que fez totalizar para 64 carros.
O que poderia ao menos ser solucionado para quem sabe a partir de 2024 as 12h de Sebring voltarem a fazer parte do WEC é o seguinte:
1. Abrir uma exceção em relação à regra do IMSA sobre a produção de carros nos EUA, para permitir que mais carros protótipos LMH possam competir somente em provas de longa duração (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans);
2. Abolir o regulamento LMP3 no Weathetech Sportscar Championship, e deixar essa classe somente para o Michelin Pilot Challenge;
3. E em relação às classes LMP2 e GT3, é só ter um acordo de convergência entre equipes, pilotos com a ACO e o IMSA.
Agora resta no final saber, se de fato a FIA/ACO e o IMSA vão reunir esforços para juntar as 2 corridas ou se vão manter do jeito que estão atualmente.
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