QUAIS AS LIÇÕES DO PRIMEIRO DIA DE TREINOS LIVRES DAS 1000 MILHAS DE SEBRING?

 

Nesta quarta-feira (15), foram realizadas 2 sessões de Treinos Livres das 1000 milhas de Sebring, que será realizada nesta sexta-feira (17), sendo a etapa inaugural da temporada de 2023 do FIA WEC. Mesmo sendo apenas treinos, eles deixaram lições importantes e que merecem serem levados em questão, vamos ver quais são elas:


1. Um simples vacilo da Toyota será suficiente para entregar a vitória para Cadillac ou Ferrari

Toyota foi a melhor equipe do dia, mas o favoritismo diminuiu

A Toyota foi a equipe mais rápida do dia tanto nos treinos livres 1, com o carro 8 (Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sebastien Buemi), e de tarde com o 7 (José Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi). 

Mas com a chegada de novas marcas, especialmente da Cadillac e da Ferrari, não haverá mais tolerâncias até para pequenos vacilos por parte do time japonês, ou senão poderá ser suficiente para perder a vitória em Sebring.

A grande prova disso, foi na sessão da manhã, na qual Ryo Hirakawa conseguiu apenas o melhor tempo faltando 2 minutos e meio para terminar os Treinos Livres 1. Já durante a tarde, a Toyota já resolveu a história logo no começo, com Kamui Kobayashi marcando o tempo de 1:46.954, que foi o mais rápido da semana. 

2. Ferrari 499 dá sinais de ser bem competitivo

Ferrari demonstrou a sua força nos treinos da manhã

Nos treinos da manhã, a Ferrari-AF Corse foi a primeira equipe a marcar o tempo abaixo de 1:48, com James Calado fazendo a volta em 1:47.395, o que fez colocar o time italiano na liderança. E analisando os tempos da Ferrari, eles estavam próximos com os da Toyota

E quase a AF Corse terminou sendo o mais rápido dos Treinos Livres 1, se não fosse o japonês Ryo Hirakawa, que colocou o Toyota carro 8 na liderança faltando 2 minutos e meio para o final da sessão. Mas em compensação, o time italiano ficou em segundo e em terceiro na geral.

3. Vai demorar um pouco para ver o Porsche 963 vencendo corridas

Os tempos da Porsche ficaram longe da Toyota nesta quarta-feira

Marca com a maior expectativa entre os amantes do Endurance, a Porsche não aparenta mostrar no momento, sinais de que tem o carro vencedor a curto prazo. Durante o TL1, os 2 carros da marca alemã ficaram apenas na frente da Peugeot, Glickenhaus e Vanwall. Já no TL2, o carro 5 ficou em 7º na geral e nos Hypercars, e o 6 ficou em 16º na geral, ficando atrás de 6 protótipos LMP2.

4. Peugeot 9X8 não aparenta ser um carro vencedor

Peugeot trouxe atualizações em seu hipercarro, mas não convenceram

Depois de ter uma estreia cheia de problemas em 2022, especialmente na confiabilidade, mas que prometia ser competitiva aos poucos, a Peugeot trouxe atualizações importantes em seu hipercarro 9X8 em busca de acabar com a hegemonia de 5 anos da Toyota.

Mas na prática não foi isso que vimos nesta quarta-feira nos treinos, sendo que de manhã foi a pior equipe entre as montadoras nos Hypercars, e de tarde, o carro 94 do time francês ficou atrás do LMP2 da JOTA do brasileiro Pietro Fittipaldi, e o 93 ficou atrás de 5 carros da LMP2.

Para quem ainda tinha esperanças de ver em breve uma vitória da Peugeot, é melhor desencanar o mais rápido possível porque não é isso que está aparentando ser.

5. Glickenhaus em decadência

Glickenhaus mostrou seus sinais de decadência

Os problemas financeiros que impediram a Glickenhaus de competir as 6h de Monza e as 8h do Bahrain começaram a dar os seus primeiros sinais. Essas ausências fizeram impediram da equipe americana a desenvolver o carro e a chegada de novas marcas como Cadillac, Ferrari e Porsche ajudaram a contribuir mais ainda a decadência do time de Jim Glickenhaus, que está longe de ter uma estrutura de uma equipe com apoios de montadoras.

Durante a manhã, a Glickenhaus ficou atrás de 6 carros da classe LMP2, e já à tarde, deu uma melhorada e terminou em sexto na geral, mas a tendência é na corrida ficar atrás das equipes de montadoras.

6. Desempenho preocupante da Vanwall

Vanwall ficou mais lenta que muitos carros da classe LMP2

Outra equipe estreante nos Hypercars em 2023, a situação da Vanwall é totalmente a contrária em relação às suas concorrentes. O time austríaco teve um desempenho bastante preocupante nesta quarta-feira, nas 2 sessões de Treinos Livres, sendo mais lento que muitos protótipos LMP2, o que poderá ser um problema sério para essa classe em questão de segurança.

A situação é tão feia, de que na sessão da manhã, a Vanwall chegou a estar mais lenta com 378 milésimos atrás do então último colocado da LMP2 que era a Vector Sport. E nos resultados finais, o time austríaco ficou na frente de apenas de 3 carros da classe secundária durante o TL1 e no TL2, foi mais rápido que somente 4 protótipos LMP2.

Será que a Vanwall vai conseguir superar o vexame da Nissan na LMP1 em 2015?

7. Disputas em aberto na LMP2 e na GTE Am

Pietro Fittipaldi colocou a JOTA em primeiro da LMP2 no TL2

Ao contrário da classe Hypercar, na LMP2 a situação é outra, pois não há indícios de uma equipe favorita para vencer em Sebring. Analisando pelos resultados dos treinos desta quarta-feira, a tendência é que possamos ver uma briga entre JOTA, Prema, Team WRT, United Autorsports e Alpine. 

O mesmo também pode ser dito na classe LMGTE-Am, que também não há uma equipe favorita e poderemos ver uma briga entre AF Corse, Corvette Racing, Kessel Racing, Proton Competition e Iron Lynx.


Lembrando pessoal, que nesta quinta-feira teremos os treinos classificatórios que irão definir o grid de largada das 1000 milhas de Sebring. Vamos ver se esses pontos irão se manter ou se teremos mudanças de comportamentos por parte das equipes.

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