Nesta quarta-feira (15), foram realizadas 2 sessões de Treinos Livres das 1000 milhas de Sebring, que será realizada nesta sexta-feira (17), sendo a etapa inaugural da temporada de 2023 do FIA WEC. Mesmo sendo apenas treinos, eles deixaram lições importantes e que merecem serem levados em questão, vamos ver quais são elas:
1. Um simples vacilo da Toyota será suficiente para entregar a vitória para Cadillac ou Ferrari
3. Vai demorar um pouco para ver o Porsche 963 vencendo corridas
Os tempos da Porsche ficaram longe da Toyota nesta quarta-feira |
4. Peugeot 9X8 não aparenta ser um carro vencedor
Peugeot trouxe atualizações em seu hipercarro, mas não convenceram |
Depois de ter uma estreia cheia de problemas em 2022, especialmente na confiabilidade, mas que prometia ser competitiva aos poucos, a Peugeot trouxe atualizações importantes em seu hipercarro 9X8 em busca de acabar com a hegemonia de 5 anos da Toyota.
Mas na prática não foi isso que vimos nesta quarta-feira nos treinos, sendo que de manhã foi a pior equipe entre as montadoras nos Hypercars, e de tarde, o carro 94 do time francês ficou atrás do LMP2 da JOTA do brasileiro Pietro Fittipaldi, e o 93 ficou atrás de 5 carros da LMP2.
Para quem ainda tinha esperanças de ver em breve uma vitória da Peugeot, é melhor desencanar o mais rápido possível porque não é isso que está aparentando ser.
5. Glickenhaus em decadência
Glickenhaus mostrou seus sinais de decadência |
Os problemas financeiros que impediram a Glickenhaus de competir as 6h de Monza e as 8h do Bahrain começaram a dar os seus primeiros sinais. Essas ausências fizeram impediram da equipe americana a desenvolver o carro e a chegada de novas marcas como Cadillac, Ferrari e Porsche ajudaram a contribuir mais ainda a decadência do time de Jim Glickenhaus, que está longe de ter uma estrutura de uma equipe com apoios de montadoras.
Durante a manhã, a Glickenhaus ficou atrás de 6 carros da classe LMP2, e já à tarde, deu uma melhorada e terminou em sexto na geral, mas a tendência é na corrida ficar atrás das equipes de montadoras.
6. Desempenho preocupante da Vanwall
Vanwall ficou mais lenta que muitos carros da classe LMP2 |
Outra equipe estreante nos Hypercars em 2023, a situação da Vanwall é totalmente a contrária em relação às suas concorrentes. O time austríaco teve um desempenho bastante preocupante nesta quarta-feira, nas 2 sessões de Treinos Livres, sendo mais lento que muitos protótipos LMP2, o que poderá ser um problema sério para essa classe em questão de segurança.
A situação é tão feia, de que na sessão da manhã, a Vanwall chegou a estar mais lenta com 378 milésimos atrás do então último colocado da LMP2 que era a Vector Sport. E nos resultados finais, o time austríaco ficou na frente de apenas de 3 carros da classe secundária durante o TL1 e no TL2, foi mais rápido que somente 4 protótipos LMP2.
Será que a Vanwall vai conseguir superar o vexame da Nissan na LMP1 em 2015?
7. Disputas em aberto na LMP2 e na GTE Am
Pietro Fittipaldi colocou a JOTA em primeiro da LMP2 no TL2 |
O mesmo também pode ser dito na classe LMGTE-Am, que também não há uma equipe favorita e poderemos ver uma briga entre AF Corse, Corvette Racing, Kessel Racing, Proton Competition e Iron Lynx.
Lembrando pessoal, que nesta quinta-feira teremos os treinos classificatórios que irão definir o grid de largada das 1000 milhas de Sebring. Vamos ver se esses pontos irão se manter ou se teremos mudanças de comportamentos por parte das equipes.
Postar um comentário