[CARROS DO PASSADO] Porsche 917, o início de uma era vitoriosa no Endurance

 


A Porsche é a marca mais vencedora no Endurance, se considerarmos somente as provas das 24h de Le Mans, 24h de Daytona e 12h de Sebring, com 19, 18 e 18 triunfos respectivamente.

E hoje vamos falar do lendário Porsche 917, que deu o início a uma era vitoriosa para a marca de Stuttgart.


Ficha técnica

Fabricante: Porsche AG
Motor: 4.5 L Type 912 Flat-12 / 4.9 L Type 912 Flat-12 / 5.0 L Type 912 Flat-12
Potência: 600cv
Transmissão: 4/5 marchas manual
Peso: 820 kg
Comprimento: 4780 mm / 4120 mm (917K)
Altura: 920 mm / 940 mm (917K)
Largura: 2033 mm / 1980 mm (917K)

Porsche 917 começou a ser produzido em 1969 para ser o sucessor do 907, que disputou as edições de 1967 e de 1968 das 24h de Le Mans, depois que a FIA anunciou a criação da classe supercarros esportivos, com motores de até 5L e peso mínimo de 800kg.

A primeira versão do carro não se saiu muito bem por conta de problemas de confiabilidade, sendo que nas 24h de Le Mans, todos os Porsches 917 abandonaram por conta de quebras em 2 carros, além de um acidente fatal que matou John Woolfe na primeira hora de prova.

A primeira versão do Porsche 917 tinha muitos problemas com quebras no carro

Depois de sofrer com muitos problemas nas primeiras corridas, chegou a primeira vitória do 917 na etapa dos 1000km de Zeltweg no circuito de Österreichring (hoje Red Bull Ring) com a dupla Jo Siffert e Kurt Ahrens Jr.

Ainda em 1969, surgiu a versão PA, que foi fabricado para competir na Can-Am, que era um campeonato de carros esportivos que competia nas pistas do Canadá e dos EUA.

Para 1970, veio a versão 917K e aí começou a era vitoriosa para a marca de Stuttgart, mostrando o seu total domínio no campeonato Mundial de marcas ao vencer 7 das 10 etapas daquele ano, incluindo as 24h de Daytona e as 24h de Le Mans, sendo essa última a primeira das 19 vitórias que a Porsche conquistaria na maior prova do automobilismo mundial, através da dupla Hans Herrmann e Richard Attwood.

Porsche 917K usada por Hans Herrmann e Richard Attwood

Em 1971, mais um domínio da Porsche com o 917K no Mundial de Marcas, vencendo novamente 7 etapas do campeonato, entre elas 24h de Daytona, 12h de Sebring e 24h de Le Mans, sendo essa última vencida pela dupla Gijs van Lennep e Helmut Marko (sim, aquele mesmo e que hoje é consultor da Red Bull).


Porsche 917K usada por Gijs van Lennep e Helmut Marko

E o sucesso do Porsche 917 não ficou restrito somente ao Mundial de Marcas, pois ele também foi um carro vencedor na extinta categoria Can-Am, que era tipo o IMSA daquela época.

E o ano de 1972 foi o início da glória do protótipo alemão nas pistas norte-americanas, tendo a sua primeira vitória em Road Atlanta com o piloto George Follmer, da Penske Racing, e que se tornaria o campeão da Can-Am daquela temporada, triunfando 5 vezes. A versão usada na ocasião era a 917/10

Porsche 917/10 usada por George Follmer

E o sucesso se repetiu também em 1973, com a versão 917/30 e desta vez, com domínio absoluto, vencendo todas as provas daquela temporada (8 no total), sendo que 6 delas o vencedor foi Mark Donohue.


Porsche 917/30 foi o carro que dominou a temporada de 1973 da Can-Am

E em 2013, a Porsche criou o 917 Living Legend, como forma de homenagem ao carro original, que fez bastante sucesso nas pistas nos anos 70, mas ficou apenas no conceito. Mas em 2022, o hipercarro foi parar no jogo Gran Turismo 7. 

O carro especial foi entregue a todos que compraram o game na pré-venda, e para quem adquiriu depois, será necessário desembolsar 1 milhão de créditos dentro do jogo para conseguir comprar o 917 Living Legend.

Porsche 917 Living Legend ficou apenas no papel, mas está presente no Gran Turismo 7





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