Neste sábado, dia 29 de abril, serão realizadas as 6h de Spa-Francorchamps na Bélgica e será a terceira etapa da temporada de 2023 do campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). E essa será uma prova muito importante para as equipes e para os pilotos, então vamos aos pontos desta corrida:
1 - Último grande teste antes das 24h de Le Mans
A etapa das 6h de Spa-Francorchamps será a última antes das 24h de Le Mans no calendário de 2023 do FIA WEC, o que será de grande importância para equipes e pilotos na preparação para a maior prova do automobilismo mundial.
Durante a live do canal Fittipaldi Brothers na Twitch no último sábado, perguntei ao Pietro Fittipaldi a respeito da importância das 6h de Spa-Francorchamps para equipes e pilotos, pensando para as 24h de Le Mans.
E segundo o piloto brasileiro do carro 28 da JOTA na LMP2, tanto a pista francesa como a belga têm características de alta velocidade, ou seja, equipes que tiverem melhores desempenhos em trechos de reta são as que vão chegar melhor na etapa francesa, já que grande parte da pista de Le Mans é de trechos de alta velocidade.
E obviamente, quem conseguir bons resultados neste sábado na Bélgica terão muitos motivos para comemorar pensando para a próxima etapa, pois estarão conscientes de que estão no caminho certo e quem for mal, claramente vai precisar se preocupar, mas terá tempo suficiente para corrigir os problemas até disputarem a etapa mais importante do ano.
2 - Estreia de 3 carros na categoria
A etapa das 6h de Spa-Francorchamps contará com a estreia de 3 carros no FIA WEC. O grande destaque é o Porsche 963 da equipe Hertz Team JOTA, que finalmente vai poder competir na classe Hypercar, por conta de atrasos de entrega dos protótipos da marca alemã para times clientes devido a falta de peças. O time inglês terá o número 38 e conta com o trio António Félix da Costa, Ye Yifei e Will Stevens.
Quem também vai estrear na classe Hypercar na Bélgica é o carro 3 da Cadillac Racing, que é o 01 do IMSA, que irá se preparar para competir nas 24h de Le Mans em junho. O trio Jack Aitken, Sebastien Bourdais e Renger van der Zande são os pilotos que darão a conta do recado.
E na GTE-Am, quem também vai fazer a estreia é a equipe Heart of Racing Team, que compete nas classes de GTs no IMSA, e que vem para substituir a Northwest AMR, que saiu do FIA WEC por conta da aposentadoria do canadense Paul Dalla Lana no começo desta semana. O time de Seattle vai herdar o número 98, usando o modelo Aston Martin Vantage AMR e terá o trio Ian James, Alex Riberas e Daniel Mancinelli.
3 - Possibilidades de chuva em Spa-Francorchamps
Para sexta-feira e sábado, existe uma previsão de chuva no local aonde fica o circuito de Spa-Francorchamps. E caso isso se confirme, mudaria toda a história do evento.
Com a chuva, esqueçam a questão de quem será o favorito, pois será uma grande dor de cabeça para as equipes e vão se dar bem, quem souber lidar melhor em situações de pista úmida. Outro detalhe bastante importante será a baixa temperatura prevista para toda a programação do WEC, o que vai causar muitas dificuldades para os pilotos conseguirem aquecer os pneus para melhor aderência possível, sendo que não há mais cobertores térmicos para pneus na categoria.
Vale lembrar que no ano passado, teve chuva durante a prova das 6h de Spa-Francorchamps e o resultado foi muitos carros escapando da pista.
4 - Ferrari será uma ameaça para a Toyota?
Durante a etapa das 6h de Portimão, a Ferrari-AF Corse se consolidou como a segunda força da classe dos Hypercars, além de ter conseguido mais um pódio em Portugal.
E a expectativa é de que o 499P possa ter um desempenho melhor em Spa-Francorchamps e quem sabe conseguir encostar mais na Toyota. Vale lembrar que a marca de Maranello chegou a fazer testes semanas atrás na pista belga, inclusive com condições úmidas, já que tem previsão de chuva para sexta e sábado.
Ferrari fez testes privados em Spa-Francorchamps semanas atrás |
5 - Alguém vai conseguir parar a Corvette na GTE-Am?
Nas 2 primeiras etapas do WEC em 2023, tivemos 2 vitórias da Corvette, sendo que em Sebring foi de forma dominante e em Portugal, os seus pilotos foram quem fizeram a diferença.
Mas para a etapa da Bélgica, caso queira conseguir a terceira vitória seguida, o desafio será gigante por conta do Balanço de Performance. O time americano terá um acréscimo de 45kg no carro, sendo 30 por conta das vitórias em Sebring e em Portimão + 15 por ser o líder do campeonato da GTE-Am.
Será uma grande oportunidade para concorrentes como Kessel Racing, Richard Mille AF Corse e Iron Lynx aproveitarem bem para conseguir a sua primeira vitória em 2023.
Corvette vem de 2 vitórias seguidas no FIA WEC na classe GTE-Am |
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