[PÓS-CORRIDA] OS DESTAQUES E OS PERDEDORES DAS 6H DE SPA-FRANCORCHAMPS

 


No dia 29 de abril, foram realizadas as 6h de Spa-Francorchamps, que foi a terceira etapa do FIA World Endurance Championship (WEC), com mais uma vitória dominante da Toyota, mas que rolou muitas emoções e disputas na pista belga ao longo da corrida. Vamos para as conclusões desta prova, pois temos bastante assunto a ser falado hoje:

1. Destaque: Mais um domínio da Toyota, que terminou com dobradinha no pódio

Todos já devem estar cansados de saber de que a Toyota Gazoo Racing é de fato a melhor equipe disparada da classe Hypercar, muito pelo fato de estar bem na frente em questão de desenvolvimento do carro.

Apesar do início complicado nos 2 carros, sendo que o 8 precisou largar do fundo do grid por conta da batida de Brandon Hartley nos treinos classificatórios, e o 7 com Mike Conway durante a largada sofreu com a pista úmida por estar usando pneus slicks, mas em pouco tempo a pista foi secando e assim o inglês conseguiu rapidamente recuperar as posições perdidas e assumir a liderança, aproveitando que as equipes que estavam com pneus de pista úmida foram obrigados a parar para colocarem os slicks.

E assim, o trio do carro 7, de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez garantiu mais uma vitória tranquila, com o 8 em segundo.

Mais uma vitória tranquila da Toyota Gazoo Racing

2. Perdedor, mas nem tanto: Ferrari AF Corse erra na escolha de pneus para a largada, mas consegue boa recuperação com o carro 51

A Ferrari durante os treinos mostrou um grande ritmo e mostrava que podia sim brigar por uma vitória nas 6h de Spa-Francorchamps. Só que chegou na hora da corrida, rolou a bagunça em relação a qual seria o pneu ideal a ser usado por conta da pista estar um pouco úmida.

E a escolha da equipe italiana foi de usar pneus para pista molhada. De começo parecia ter sido uma boa escolha, pois logo na largada Antonio Giovinazzi já assumiu a liderança logo na primeira curva e parecia que a Ferrari teria acertado na estratégia. Mas minutos depois, a pista foi secando e a estratégia do time italiano mostrou que na verdade estava bem errada, pois os carros que estavam com os pneus slick começaram a ter um melhor desempenho.

E por conta disso, as 2 Ferraris precisaram parar para trocar para os pneus slicks e quando voltaram para a pista, chegaram a ficar uma volta atrás do líder.

Enquanto que o 51 fazia uma boa recuperação, eis que na quinta hora de corrida, Antonio Fuoco, do carro 50, logo após de ter saído dos boxes, acabou rodando por conta de pneus frios e acabou batendo na reta que antecede a Eau Rouge e por conta disso, acabou abandonando.

Mas ao menos a Ferrari AF Corse escapou de um resultado decepcionante já que o trio do carro 51 com Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, terminou em terceiro após o piloto inglês ultrapassar Frederic Makowiecki, do carro 6 da Porsche Penske, na última volta na curva Les Combes.

Ferrari ao menos foi ao pódio com o 51 após errar na estratégia no começo da corrida

3. Perdedor: Porsche Penske tem problemas com o carro 6 e vê o 5 perder pódio para a Ferrari na última volta

Já a Porsche Penske não saiu da Bélgica com motivos a comemorar, pois a marca alemã teve um resultado sofrível nas 6h de Spa-Francorchamps.

Durante a terceira hora de corrida, o carro 6 do trio Laurens Vanthoor, Kevin Estre e André Lotterer, sofreu uma pane eletrônica terminal quando era segundo na corrida e se preparava  para a troca de pilotos, o que foi uma pena, pois brigaria forte para o pódio.

Já o outro carro, o 5, obteve um quarto lugar de forma amarga após o francês Frederic Makowiecki perder a terceira posição na curva Les Combes para James Calado, do carro 51 da Ferrari AF Corse, na última volta e perder o pódio, causando a ira para os torcedores da Porsche.

A marca de Stuttgart vai precisar trabalhar muito caso queira voltar a ter uma nova era vitoriosa no Endurance como teve seus protótipos antecessores.

Porsche perdeu o pódio na última volta para a Ferrari

4. Destaque: Hertz Team JOTA faz uma boa estreia com o Porsche 963

A JOTA estreou na última semana o seu hipercarro Porsche 963, que foi entregue com o atraso por conta de falta de peças, o que impediu de ter sido entregue ao time inglês antes do início da temporada deste ano do FIA WEC.

E a JOTA foi conseguir literalmente as suas primeiras quilometragens durante o final de semana das 6h de Spa-Francorchamps e aproveitou o treino livre 1 para fazer o shakedown do Porsche 963, para verificar se o carro estava tudo em ordem.

E durante a corrida, mesmo sabendo que não teria chances de vitória, ao menos o carro 38 da Hertz Team JOTA mostrou bom desempenho, os seus pilotos (António Félix da Costa, Ye Yifei e Will Stevens) não fizeram feio e com isso a equipe conseguiu um bom 6º lugar, o que é um grande resultado para quem sequer tinha tocado no Porsche 963 antes da etapa belga.


JOTA fez uma boa estreia com o Porsche 963 em Spa-Francorchamps

5. Nem destaque nem perdedor: Apesar do acidente com o carro 3, Cadillac mostra uma boa solidez com o 2, mas fica devendo nas retas

Para a etapa das 6h de Spa-Francorchamps, a Cadillac Racing decidiu escalar 2 carros, com o 2, que é o que corre na temporada completa do FIA WEC, e o 3, que seria o 01 do campeonato do IMSA e que se preparou para as 24h de Le Mans.

No entanto na terceira hora de corrida, o holandês Renger van der Zande perdeu o controle do Cadillac 3 na Eau Rouge e acabou batendo feio, destruindo o carro, mas que nada de grave aconteceu com o piloto. 

Já o carro 2, mostrou que tem um bom desempenho em trechos de curva, mantendo bem a solidez, mas ficou devendo muito nas retas, o que poderia ser um problema para a equipe em Le Mans, por se tratar de uma pista de alta velocidade. 

Cadillac teve um desempenho sólido, mas precisa melhorar nas retas

6. Perdedor: Peugeot tem ritmo decepcionante em Spa-Francorchamps

Depois de finalmente conseguir um bom resultado nas 6h de Portimão em Portugal, quando finalmente conseguiu terminar a corrida com ao menos um carro sem sofrer com algum tipo de quebra com o trio 94 de Gustavo Menezes, Nico Muller e Loic Duval, a Peugeot chegou em Spa-Francorchamps sob confiança, ainda mais que a pista belga prometia ser bem favorável para a marca francesa por conta de características de alta velocidade.

Mas a realidade se mostrou totalmente o oposto. Mesmo que não tenha sofrido com problemas de confiabilidade, apesar de um susto com o 94 quando ficou brevemente parado em uma de suas paradas, o hipercarro 9X8 teve um desempenho bem discreto, o que prova que a Peugeot tem problemas com a potência de seus motores, fazendo com que não fosse muito rápido. 

E o resultado final foi de que os 2 carros terminaram a 2 voltas atrás do líder, com o 8º lugar com o 93 e 9º lugar para o 94, muito pouco do que se esperava para a Peugeot, o que é preocupante para a marca francesa, que estaria sob pressão por parte do grupo Stellantis por conta de falta de resultados e ainda terá uma grande prova de fogo na próxima etapa, que será as 24h de Le Mans, correndo no país natal.

Peugeot não repetiu o grande resultado de Portimão em Spa-Francorchamps e preocupa

7. Destaque: Team WRT leva a melhor sobre United Autosports no último pit stop e vence na LMP2

A Team WRT conseguiu a vitória do carro 41, com Louis Deletraz, Rui Andrade e Robert Kubica, graças ao melhor trabalho feito no último pit stop, que inclusive teve o carro 23 da United Autosports que até então liderava a prova na classe LMP2. 

E por conta disso, a WRT pode comemorar uma vitória em casa, já que a equipe é belga, e impediu de que o time de Zak Brown chegasse a 3 vitórias consecutivas na classe LMP2 neste ano no FIA WEC.

Trio 41 da Team WRT levou a melhor contra a United Autosports após o ultimo pit stop

8. Perdedor: Resultado final do carro 28 JOTA não condiz com o grande desempenho de Pietro Fittipaldi na Bélgica

JOTA no resultado final da LMP2 terminou em 9º lugar, a uma volta atrás do vencedor da classe, que foi o carro 41 da Team WRT. Porém, isso não condiz com a realidade que foi em relação ao desempenho do trio Pietro Fittipaldi, David Heinemeier Hansson e Oliver Rasmussen.

O piloto brasileiro havia feito um grande primeiro stint durante a prova, com destaque para a sua ultrapassagem em cima de Louis Deletraz no início da terceira hora de corrida um pouco antes da Eau Rouge, e depois fez com que o carro 28 estivesse ao menos no Top 3, brigando por vitória.

O dinamarquês Oliver Rasmussen também fazia o seu bom stint, mantendo a equipe pela briga da vitória, mas durante a quarta hora de corrida, começou os problemas por conta de 2 períodos de Safety Car, que prejudicaram a corrida da equipe, já que o pit lane é fechado enquanto o carro de segurança estiver na pista.

E com isso, a equipe do carro 28 só pode fazer as suas paradas logo que o Safety Car saía da pista, o que prejudicou totalmente os planos do time e para piorar mais a situação, durante o pit stop no qual foi feito a troca de pilotos de Rasmussen para o Pietro, um dos mecânicos da JOTA infelizmente foi atropelado pelo carro 2 da Cadillac Racing. O acidentado sofreu apenas fraturas no tornozelo.

E com isso, o trio Pietro Fittipaldi, Oliver Rasmussen e David Heinemeier Hansson ficou apenas em 9º, mas ao menos o brasileiro recebeu o prêmio de piloto mais rápido da classe LMP2 em Spa-Francorchamps pelo fato de ter tido a melhor média de voltas rápidas. E bem merecido por sinal, principalmente pelo grande primeiro stint feito e Pietro vem mostrando que está merecendo de fato ganhar uma vaga na classe Hypercar para a temporada 2024 do FIA WEC,

Pietro Fittipaldi foi o piloto mais rápido da classe LMP2 em Spa-Francorchamps

9. Perdedor: Resultado esquecível para a Prema com o carro 63

Já a Prema com o carro 63 teve um resultado final bem decepcionante. O time italiano chegou a ser uma das principais candidatas para a vitória na classe na LMP2, mas no final da corrida, tomou uma dura punição de Stop&Go de 3 minutos e meio, por não ter seguido os procedimentos de Safety Car e por conta disso, acabaram totalmente as chances de vitória e pódio, já que perderam uma volta em relação ao líder da classe e não havia mais tempo suficiente para poder se recuperar.

A punição de Stop&Go acabou totalmente com a corrida do carro 63 da Prema em Spa


10. Destaque: Lilou Wadoux faz história ao se tornar a primeira mulher a ganhar numa corrida do FIA WEC

A equipe Richard Mille AF Corse fez história na etapa das 6h de Spa-Franchorchamps muito por conta da presença da piloto Lilou Wadoux, que se tornou a primeira mulher a vencer uma prova da história do FIA WEC.

É um resultado muitíssimo importante por parte da francesa, que prova que não se tornou piloto de fábrica da Ferrari por acaso.

Lilou Wadoux fez história em Spa-Francorchamps

11. Destaque: Resultado gigante da Corvette Racing, mesmo com o BoP

Pelo fato de ter vencido as 2 primeiras corridas e ser o líder do campeonato da GTE-Am, o carro 33 da Corvette Racing era o carro mais pesado, por conta de acréscimo de 45kg devido ao Balance of Performance.

Mas tudo isso não foi capaz de impedir mais um grande resultado da equipe americana, que se mostrou muito competitivo nas 6h de Spa-Francorchamps, e ainda contou mais uma vez com o grande trabalho de Nicky Catsburg, que se soube se defender bem das ameaças do carro 25 da ORT by TF e que com isso garantiu um grande segundo lugar para a Corvette.

Nem o BoP foi capaz de impedir o 2º lugar da Corvette na Bélgica


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